AS DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE PANDÊMICO

Visualizações: 15

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.377

Palavras-chave:

Pandemia, Obstáculos, Modelagem Matemática, Educação

Resumo

Este artigo envolve uma pesquisa qualitativa que trata das dificuldades e obstáculos na implementação da Modelagem Matemática, no período pandêmico. O seu objetivo é verificar a existência de tais dificuldades nas redes de associações escolares, fazendo uso da Modelagem, considerando as possíveis alterações no ambiente de aprendizagem, provenientes da pandemia, de modo a contribuir com os processos educacionais. A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento envolve uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na busca por dissertações que apresentaram evidências de dificuldades no desenvolvimento da Modelagem em sala de aula, naquele período conturbado da pandemia. Na possibilidade de relação entre os elementos históricos e matemáticos, os resultados apresentados no olhar sobre essa lâmina de tempo demonstraram que os fatos registrados no passado são relevantes, contendo subsídios no enfrentamento de desafios para o futuro da Educação, dentro da perspectiva da Teoria Ator-Rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ, 2001. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/modelagem.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2024.

CASTRO, Rômulo Lúcio. Problemas de otimização e aplicações ao estudo de funções no ensino médio – Florestal – Minas Gerais – Brasil – Março/2020. Dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Viçosa, Florestal, MG, 2021. Disponível em: < https://locus.ufv.br/items/3f35a2d3-1efd-4407-a151-366fcf30858a >. Acesso em: 15 nov. 2024.

CAVALCANTE, João Roberto; SANTOS, Augusto Cesar Cardoso; BREMM, João Matheus; LOBO, Andréa de Paula; MACÁRIO, Eduardo Marques; OLIVEIRA, Wanderson Cleber; FRANÇA, Giovanny Vinícius Araújo. COVID-19 no Brasil: evolução da pandemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v29n4/2237-9622-ess-29-04-e2020376.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000400010

DUARTE, Adriéli Aline. Práticas de modelagem matemática e o despertar para a consciência crítica de estudantes do ensino fundamental. Dissertação de mestrado pela Universidade estadual do oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2022. Disponível em: < https://tede.unioeste.br/handle/tede/6095 >. Acesso em: 15 nov. 2024.

HORST, Jaqueline Bilek. Modelagem matemática na educação infantil: pressupostos de uma pesquisa de revisão sistemática. Dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, 2022. Disponível em:

< https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3795/1/Jaqueline%20Bilek%20Horst.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2024.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Editora da Universidade do Sagrado Coração, Salvador, BA, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/315420135_LATOUR_Bruno_Reagregando_o_Social_uma_introducao_a_Teoria_do_Ator-Rede>. Acesso em: 15 nov. 2024.

OLIVEIRA, Kaio Educardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e Teoria Ator-Rede: fluxos heterogêneos e conexões híbridas. Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, 2016. Disponível em:

< http://www.uesc.br/editora/livrosdigitais2017/educacao_teoria_ator_rede.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2024.

PACHECO, Sibeli Mallmann. Uma proposta de autoavaliação e avaliação por pares em modelagem matemática na Educação Matemática. Dissertação de mestrado pela Universidade estadual do oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2020. Disponível em: < https://tede.unioeste.br/handle/tede/5005 >. Acesso em: 15 nov. 2024.

SANTOS, Eloize Caroline. Modelagem matemática na educação infantil: possíveis potencialidades. Dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, 2021. Disponível em: < https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3482 >. Acesso em: 15 nov. 2024.

SCHLIECK, Diane; BORGES, Martha Kaschny. Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 28, Rio de Janeiro, RJ, 2018. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912

Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/329640214_Aprendizagem_colaborativa_mediada_pelas_tecnologias_digitais_protagonismo_dos_actantes_envolvidos>. Acesso em: 15 nov. 2024.

SILVEIRA, Everaldo; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem na Sala de Aula: resistências e obstáculos. Bolema, v. 26, n. 43, p. 1021-1047, Rio Claro, SP, 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/bolema/a/bBKG46SvWxy5S5bvSjMBtKC/abstract/?lang=pt >. Acesso em: 15 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300012

SOUZA, Nagmar Ferrreira. Modos de uma professora compreender modelagem matemática com apoio exclusivo na literatura. Dissertação de mestrado pela Universidade estadual do oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2022. Disponível em:

< https://tede.unioeste.br/handle/tede/6163 >. Acesso em: 15 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Silva, F. G. da. (2025). AS DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE PANDÊMICO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 11(1), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.377

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.