AS DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE PANDÊMICO
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https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.377Palavras-chave:
Pandemia, Obstáculos, Modelagem Matemática, EducaçãoResumo
Este artigo envolve uma pesquisa qualitativa que trata das dificuldades e obstáculos na implementação da Modelagem Matemática, no período pandêmico. O seu objetivo é verificar a existência de tais dificuldades nas redes de associações escolares, fazendo uso da Modelagem, considerando as possíveis alterações no ambiente de aprendizagem, provenientes da pandemia, de modo a contribuir com os processos educacionais. A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento envolve uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na busca por dissertações que apresentaram evidências de dificuldades no desenvolvimento da Modelagem em sala de aula, naquele período conturbado da pandemia. Na possibilidade de relação entre os elementos históricos e matemáticos, os resultados apresentados no olhar sobre essa lâmina de tempo demonstraram que os fatos registrados no passado são relevantes, contendo subsídios no enfrentamento de desafios para o futuro da Educação, dentro da perspectiva da Teoria Ator-Rede.
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