TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E REFORMAS CURRICULARES

UM ESTUDO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ

Visualizações: 104

Autores

  • Aline do Rocio Neves Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7350-585X
  • Mario Prokopiuk Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.313

Palavras-chave:

Educação, Novo Ensino Médio, Currículo, Neoliberalismo

Resumo

O artigo investiga a neoliberalização da educação no Brasil, com foco na implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Paraná. Identifica-se um alinhamento das reformas curriculares com tendências globais, priorizando disciplinas como “Projeto de Vida”, “Educação Financeira” e “Pensamento Computacional”, que refletem a mercantilização do ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão sistemática da literatura, análise documental e de conteúdo para avaliar as mudanças curriculares e seus impactos. Os resultados revelam que o NEM privilegia a preparação para o mercado de trabalho em detrimento de uma formação crítica e humanística. Conclui-se que essa tendência reforça a formação de sujeitos ajustados às demandas do mercado, comprometendo a função emancipadora da educação. O estudo destaca a necessidade de integrar disciplinas técnicas e humanísticas para equilibrar a formação técnica com o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã, contribuindo para uma educação mais justa e equitativa. Limitações e sugestões para futuras pesquisas são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline do Rocio Neves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mario Prokopiuk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor. Coordenador Adjunto de Área de Avaliação de Programas Profissionais de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a gestão 2022-2026. Vice-coordenador eleito do Comitê de Assessores da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder da Linha de Pesquisa em Políticas Públicas no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PUCPR) e co-lider do Centro de Estudos em Políticas Urbanas - CE.URB.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília, CNE/CEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ CEB012000.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB n. 02/2012. Brasília: CNE/CEB, 2012a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.140, de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional pelo Fortaleci- mento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições e critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do ensino médio público, nas redes estaduais e distrital de educação. Brasília, DF: MEC, [2013]. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15069-pacto-dou-1-2&category_slug=janeiro-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 592, de 17 de junho de 2015. Institui Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, [2015]. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=- 21361-port-592-bnc-21-set-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho [...]. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 10 dez. 2020.

BRASIL. Resolução n. 03, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Presidência da República, [2018a]. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/ resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP n. 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP n. 15/2017. Brasília, DF: Presidência da República, [2018b]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/ id/55640296. Acesso em: 10 dez. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio. Resolução CNE/CP n. 04/2018. Brasília: CNE/CP, 2018c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/ file. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: Presidência da República, [2018d]. Disponível em: https://www.in.gov.br/ materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: CNE/CP, 2019.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage, 2009.

Kauchakje, S. e Rosa, M. A. Revisão Sistemática da Literatura: como fazer? v. 1. Curitiba: Editora UTP. 2020.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo: Sueli Carneiro, 2019. (Coleção Feminismos Plurais/Coordenação de Djamilla Ribeiro).

SEED. Referencial curricular para o ensino médio do Paraná. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. – Curitiba: SEED/PR., 2021

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Neves, A. do R., & Prokopiuk, M. (2024). TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E REFORMAS CURRICULARES: UM ESTUDO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–27. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.313

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.