TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E REFORMAS CURRICULARES

UM ESTUDO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ

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Autores

  • Aline do Rocio Neves Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7350-585X
  • Mario Prokopiuk Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.313

Palavras-chave:

Educação, Novo Ensino Médio, Currículo, Neoliberalismo

Resumo

O artigo investiga a neoliberalização da educação no Brasil, com foco na implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Paraná. Identifica-se um alinhamento das reformas curriculares com tendências globais, priorizando disciplinas como “Projeto de Vida”, “Educação Financeira” e “Pensamento Computacional”, que refletem a mercantilização do ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão sistemática da literatura, análise documental e de conteúdo para avaliar as mudanças curriculares e seus impactos. Os resultados revelam que o NEM privilegia a preparação para o mercado de trabalho em detrimento de uma formação crítica e humanística. Conclui-se que essa tendência reforça a formação de sujeitos ajustados às demandas do mercado, comprometendo a função emancipadora da educação. O estudo destaca a necessidade de integrar disciplinas técnicas e humanísticas para equilibrar a formação técnica com o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã, contribuindo para uma educação mais justa e equitativa. Limitações e sugestões para futuras pesquisas são discutidas.

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Biografia do Autor

Aline do Rocio Neves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mario Prokopiuk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor. Coordenador Adjunto de Área de Avaliação de Programas Profissionais de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a gestão 2022-2026. Vice-coordenador eleito do Comitê de Assessores da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder da Linha de Pesquisa em Políticas Públicas no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PUCPR) e co-lider do Centro de Estudos em Políticas Urbanas - CE.URB.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Neves, A. do R., & Prokopiuk, M. (2024). TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E REFORMAS CURRICULARES: UM ESTUDO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–27. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.313

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