APRENDIZAGENS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ARTICULANDO TEXTO E IMAGEM SOBRE O FAZER DOCENTE

Autores

  • Suzana Cavalheiro Jesus Universidade Federal do Pampa
  • Maria Helena Mena Dutra Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Imagem; Narrativa; Inclusão; Cotidiano docente.

Resumo

O presente texto configura-se em sistematização de dados oriundos de uma pesquisa sobre formação docente, para atuação em educação inclusiva, no município de Dom Pedrito-RS. A etapa aqui descrita é composta por narrativas de uma professora de classe comum, do ensino regular, sobre seu trabalho junto a estudantes com necessidades educacionais especiais. Ao longo de suas falas, deparamo-nos com constatações que dizem respeito não apenas aos planejamentos acessíveis, mas à reconfigurações do ambiente escolar. Percebeu-se ainda, que suas análises partiam majoritariamente de observações sobre o cotidiano da sala de aula. Com base nisto, este artigo busca articular relatos e fotografias do trabalho em sala de aula, no esforço de explorar o potencial da imagem para narrar o fazer docente, que ao constituir-se na relação com os estudantes, ensina sobre educação inclusiva.

Biografia do Autor

Suzana Cavalheiro Jesus, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Antropologia Social, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito.

Maria Helena Mena Dutra, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Jesus, S. C., & Dutra, M. H. M. (2024). APRENDIZAGENS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARTICULANDO TEXTO E IMAGEM SOBRE O FAZER DOCENTE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 148–161. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/203

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.