APRENDIZAGENS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ARTICULANDO TEXTO E IMAGEM SOBRE O FAZER DOCENTE
Visualizações: 51Palavras-chave:
Imagem; Narrativa; Inclusão; Cotidiano docente.Resumo
O presente texto configura-se em sistematização de dados oriundos de uma pesquisa sobre formação docente, para atuação em educação inclusiva, no município de Dom Pedrito-RS. A etapa aqui descrita é composta por narrativas de uma professora de classe comum, do ensino regular, sobre seu trabalho junto a estudantes com necessidades educacionais especiais. Ao longo de suas falas, deparamo-nos com constatações que dizem respeito não apenas aos planejamentos acessíveis, mas à reconfigurações do ambiente escolar. Percebeu-se ainda, que suas análises partiam majoritariamente de observações sobre o cotidiano da sala de aula. Com base nisto, este artigo busca articular relatos e fotografias do trabalho em sala de aula, no esforço de explorar o potencial da imagem para narrar o fazer docente, que ao constituir-se na relação com os estudantes, ensina sobre educação inclusiva.