APRENDIZAGENS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ARTICULANDO TEXTO E IMAGEM SOBRE O FAZER DOCENTE

Visualizações: 51

Autores

  • Suzana Cavalheiro Jesus Universidade Federal do Pampa
  • Maria Helena Mena Dutra Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Imagem; Narrativa; Inclusão; Cotidiano docente.

Resumo

O presente texto configura-se em sistematização de dados oriundos de uma pesquisa sobre formação docente, para atuação em educação inclusiva, no município de Dom Pedrito-RS. A etapa aqui descrita é composta por narrativas de uma professora de classe comum, do ensino regular, sobre seu trabalho junto a estudantes com necessidades educacionais especiais. Ao longo de suas falas, deparamo-nos com constatações que dizem respeito não apenas aos planejamentos acessíveis, mas à reconfigurações do ambiente escolar. Percebeu-se ainda, que suas análises partiam majoritariamente de observações sobre o cotidiano da sala de aula. Com base nisto, este artigo busca articular relatos e fotografias do trabalho em sala de aula, no esforço de explorar o potencial da imagem para narrar o fazer docente, que ao constituir-se na relação com os estudantes, ensina sobre educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Cavalheiro Jesus, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Antropologia Social, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito.

Maria Helena Mena Dutra, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Jesus, S. C., & Dutra, M. H. M. (2024). APRENDIZAGENS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARTICULANDO TEXTO E IMAGEM SOBRE O FAZER DOCENTE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 148–161. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/203

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.