NOTAS DE UM PESQUISADOR-FLÂNEUR NA NOITE
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS HÍBRIDOS EM LUGARES PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE, RS
Visualizações: 43Palavras-chave:
Estudos Culturais, educação, metodologia de pesquisa, noite, metrópole.Resumo
Este artigo apresenta procedimentos metodológicos utilizados em uma pesquisa de pós-graduação em Educação cujo objetivo foi dar visibilidade a modos pedagógicos de conduta noturna em lugares públicos na região do Centro Histórico de Porto Alegre, RS, Brasil. Vinculada ao campo dos Estudos Culturais, o estudo adotou uma metodologia híbrida de pesquisa, articulando tanto os aspectos objetivos das condições físicas dos lugares investigados, quanto os processos subjetivos vividos por meio das experiências dos sujeitos na noite da metrópole contemporânea. O texto está organizado em cinco seções. Na primeira, são apresentados aspectos da metodologia “polifônica” e movimentos inspirados na denominada “etnografia pós-moderna”. As seções seguintes destacam a sequência dos procedimentos: a produção da rota investigativa por meio das caminhadas noturnas do pesquisador-flâneur; a seleção dos lugares públicos; as abordagens aos sujeitos e o registro de suas práticas; e a composição das cenas noturnas organizadas a partir das investigações nos lugares públicos. Na abertura de cada seção são expostos fragmentos de anotações retirados dos “noturnos de campo”, destacando relatos que dão consistência narrativa ao que foi observado e também vivido pela participação do pesquisador em campo. Por fim, espera-se que o investimento em “hibridismos” teórico-metodológicos alavancado pelo campo dos Estudos Culturais possibilite outras perspectivas para a execução de pesquisas no campo da Educação.