“A PRESSA É INIMIGA DA INCLUSÃO”

TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFRS CAMPUS VACARIA

Visualizações: 18

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.324

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Técnico e Tecnológico, Ajuste de Temporalidade, Adaptação Curricular

Resumo

O trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da inclusão no contexto da educação técnica e tecnológica do IFRS - Campus Vacaria, desde sua implantação, em 2016, até o ano de 2023. Depois de sete anos realizando apenas adaptações consideradas de pequeno porte, o ingresso de uma estudante com deficiência múltipla demandou a reorganização das práticas até então desenvolvidas. Através do método da observação participante e da consulta a fontes documentais e bibliográficas, detalhou-se o trabalho realizado com a aluna, com seus desafios e potencialidades, além de refletir sobre o tempo e os espaços que a educação inclusiva percorreu na instituição. Conclui-se que investir na formação escolar das pessoas com deficiência, com o suporte adequado para seu acesso, permanência e êxito, vai ao encontro da missão dos institutos federais, possibilitando a educação profissional como estratégia para a construção da cidadania destas pessoas, que historicamente tiveram o seu direito à educação  restrito ou negado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Fischer, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Jéssica de Oliveira Girotto, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=13146&ano=2015&ato=c4aUTW65UNVpWT495 . Acesso em: 30 abr. 2024.

BRASIL. Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com Dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14254.htm . Acesso em: 29 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LeIs/L7853.htm . Acesso em: 02 mai. de 2024.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm . Acesso em: 01 mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 01 mai. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm . Acesso em: 29 abr. 2024.

DuPaul, G. J., Weyandt, L. L., O'Dell, S. M., & Varejao, M. (2009). College students with ADHD: Current status and future directions. Journal of Attention Disorders, 13(3), 234-250. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054709340650

ESCOTT, Clarice Monteiro; RAMOS, Viviane Silva. Contexto atual: o IFRS como instituição inclusiva. In. SONZA, A. P.; SALTON, B; STRAPAZZON, J. A.; LAZZARO, A. (org). Ações afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva. 1. ed. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016.

FONSECA, Gerard Maurício Martins; SCOPEL, Eliete Maria; SILVA, Miele Faria da. Diagnóstico das pessoas com deficiência na cidade de Vacaria, RS: um caminho para as políticas de esporte e lazer inclusivo. Revista Lecturas: Educación Física y Deportes. v. 20, n. 213, 2016. Disponível em: https://efdeportes.com/efd213/diagnostico-das-pessoas-com-deficiencia.htm. Acesso em: 30 abr. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INOCENTE, Andréia Teixeira; ROYER, Fernanda Isabel; OLIVEIRA, Sabrine de. Desafios e Possibilidades da Adaptação Curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado no Campus Ibirubá. In. SONZA, Andréa Poletto; SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson (org). Reflexões sobre o currículo inclusivo. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf> Acesso em: 02 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006

MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Fischer, E., & Girotto, J. de O. (2024). “A PRESSA É INIMIGA DA INCLUSÃO”: TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFRS CAMPUS VACARIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–17. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.324

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.