O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA - FORTALEZA/CE
Visualizações: 13DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.80Palavras-chave:
Serviço Social, Violência Contra A Mulher, Exercício ProfissionalResumo
O presente trabalho apresenta parte dos dados da pesquisa de dissertação de mestrado realizada junto as profissionais que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência no município de Fortaleza/CE. A pesquisa de campo foi realizada em 2013, por meio de entrevistas com as assistentes sociais dos quatro equipamentos de atendimento às mulheres em situação de violência (delegacia, juizado, centro de referência e casa abrigo). Os resultados da pesquisa permanecem atuais e apontam para fenômenos que desafiam o exercício profissional do serviço social como: i) as precárias condições e relações de trabalho vivenciadas pelas profissionais; ii) os limites de compreensão sobre a função social do serviço social; iii) o entendimento sobre relação entre teoria e prática e as três dimensões que compõem a profissão, a teórico-metodológica, a ético-política e a técnico-operativa. Esses elementos impactam o processo cotidiano do exercício profissional.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições. 1977.
CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. São Paulo: Outras Expressões, 2012.
FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda. “Na prática a teoria é outra”. Serviço Social, temas, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
NETTO, José Paulo. Transformações Societárias e Serviço Social: Notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social e Sociedade, n. 50, São Paulo, Cortez, 1996.
PINHEIRO, Eliane Aparecida. Serviço social e violência contra a mulher: questões para o debate. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
ROQUETE, Fátima Ferreira et al. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde coletiva. Revista Enferm. Cent. O. Min, n. 3, p. 463-474, set.-dez 2012.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Rearticulando Gênero e Classe Social. In: BRUSCHINI, Cristina; COSTA, Albertina de Oliveira. Uma questão de Gênero. Rio de janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABPESS, 2009. p. 126-141.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.