DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

Participação Social; Direitos Humanos; Criança e Adolescente.

Resumo

Este artigo busca refletir a importância da participação social de crianças e adolescentes em espaços de construção de políticas públicas, tais como:  conselhos, conferências, audiências públicas, assembleias, etc. O artigo é fruto de uma revisão bibliográfica e documental. Entende-se que as abordagens naturalizantes sobre a infância e adolescência contribuem para a não efetivação do direito à participação social da população infanto-adolescente. Nesse sentido, torna-se necessário a construção de estratégias que visem despertar estes sujeitos para a vida política, por meio de ações concatenadas às suas particularidades e diversidade. Conclui-se, que os processos de empoderamento são um vetor importante para o fortalecimento político e social das crianças e adolescentes na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Monique Soares Vieira, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora
Adjunta II na Universidade Federal do Pampa (Campus São Borja). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em
Educação, Direitos Humanos e Fronteira. 

Renata Gomes Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2 Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta I da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Vieira, M. S., & Costa, R. G. (2024). DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(3), 2–17. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/220

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos e Desigualdades de classe, raça, gênero e geração

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