DOCUMENTAR O COTIDIANO: A FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE TORNAR VISÍVEL A POTÊNCIA INFANTIL

Autores

  • Miro Luiz dos Santos Bacin Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Fotografia; observação; registro; documentação pedagógica; Educação Infantil.

Resumo

Neste ensaio, objetivamos entender as possibilidades de articulação entre fotografia e práticas pedagógicas. Partimos do pressuposto de que a ação de fotografar, na Educação Infantil, exige o ato interpretativo do educador – permitindo registros planejados que revelem uma visão ampla sobre cada aluno, para a produção da documentação pedagógica, entendida como abordagem de acompanhamento e avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, com o auxílio de diferentes fontes, buscamos compreender a fotografia como uma “escuta da infância” no âmbito da escola, tornando-se, portanto, igualmente uma aliada do professor no momento de promover a visibilidade das ações da infância em formação.

Biografia do Autor

Miro Luiz dos Santos Bacin, Universidade Federal do Pampa

Jornalista, mestre em Semiótica, doutor em Comunicação Social. Professor de Fotografia e Fotojornalismo do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e docente do curso de Especialização em Mídia e Educação, Unipampa/UAB.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Bacin, M. L. dos S. (2024). DOCUMENTAR O COTIDIANO: A FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE TORNAR VISÍVEL A POTÊNCIA INFANTIL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 199–221. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/50

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.