BARBER SHOPS BRASILEIRAS E BARBEARIAS

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Palavras-chave:

Barber Shop; barbearia; teoria dos contextos representativos; mídias.

Resumo

este estudo é uma análise das barber shops brasileiras de uma perspectiva cultural, buscando investigar valores de grupos circulando.  imagética das barber shops brasileiras e sua relação com mídias americanas, por meio da teoria dos contextos representativos. Constratamos imagens das séries "Um príncipe em nova york", "Todo mundo odeia o chris", e Barber Shop (“Um salão do Barulho”) com fotos de salões brasileiros. O resultado do estudo demonstrou que (A) há uma ressignificação por meio da referência, (B) existência de códigos estabelecidos nas mídias enquanto parâmetros comunicacionais para produzir uma renovação da tradição brasileira e (C) o processo ocorre em três atos: o salão que é o ambiente, a cadeira que é o ponto do começo do trabalho e os equipamentos como a conexão final e que garante um retorno futuro do cliente.

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Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente sou Coordenador de
Curadoria de Materiais.

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

Lopes, R. C. (2024). BARBER SHOPS BRASILEIRAS E BARBEARIAS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 179–198. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/48

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