A LIBERDADE HOBBESIANA VERSUS A LIBERDADE REPUBLICANA

Autores

  • Sergio Wollmann Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

Liberdade. Liberdade negativa. Não-interferência. Republicanismo e não- dominação. A Liberdade em Hobbes.

Resumo

Este trabalho visa a tematizar a liberdade em Hobbes, partindo do princípio que Hobbes desenvolve a liberdade como uma resposta ao incipiente movimento das ideias liberais de cidadão e Estado livre. Comprometido com os novos saberes da época, Hobbes parte de uma explicação mecânica dos corpos em movimento, onde a liberdade é ausência de impedimentos. Definindo a liberdade em relação ao corpo, Hobbes tematiza a liberdade dos súditos. Constant (2015) e Berlin (1981), pensadores liberais, terão em Hobbes o defensor da liberdade negativa enquanto não-interferência. Todavia, autores como Pettit (2007) e Skinner (1999, 2010), neorrepublicanos, acreditam que a liberdade é estar sujeito à não-dominação.

Biografia do Autor

Sergio Wollmann, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo. Mestre e
graduado em Filosofia, é professor de filosofia no Ensino Público do Rio Grande do Sul. Foi professor de Filosofia e Teoria Política na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e diretor do Curso de Relações Internacionais por 11 anos.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Wollmann, S. (2024). A LIBERDADE HOBBESIANA VERSUS A LIBERDADE REPUBLICANA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 5(1), 81–94. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/138

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.