É POSSÍVEL AINDA ENSINAR ÉTICA EM SALA DE AULA?
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.414Palavras-chave:
Ética, Educação, Valores Constitucionais, Democracia, JustiçaResumo
Este estudo analisa a possibilidade de ensinar ética em sala de aula a partir dos valores fundamentais presentes na Constituição Federal de 1988. A pesquisa adota uma abordagem de construtivismo moral para destacar como esses valores foram racionalmente construídos e sua relevância para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a justiça social. A metodologia consiste em uma análise filosófica e normativa, articulando conceitos de ética e moral com os princípios constitucionais. Conclui-se que valores como dignidade humana, liberdade, igualdade e justiça, entre outros, devem ser incorporados aos currículos escolares como instrumentos para fortalecer a democracia e combater os desafios da pós-verdade e do relativismo. Esses valores, ao mesmo tempo universais e normativos, oferecem uma base sólida para a formação de uma sociedade justa e coesa.
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Referências
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