É POSSÍVEL AINDA ENSINAR ÉTICA EM SALA DE AULA?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.414

Palavras-chave:

Ética, Educação, Valores Constitucionais, Democracia, Justiça

Resumo

Este estudo analisa a possibilidade de ensinar ética em sala de aula a partir dos valores fundamentais presentes na Constituição Federal de 1988. A pesquisa adota uma abordagem de construtivismo moral para destacar como esses valores foram racionalmente construídos e sua relevância para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a justiça social. A metodologia consiste em uma análise filosófica e normativa, articulando conceitos de ética e moral com os princípios constitucionais. Conclui-se que valores como dignidade humana, liberdade, igualdade e justiça, entre outros, devem ser incorporados aos currículos escolares como instrumentos para fortalecer a democracia e combater os desafios da pós-verdade e do relativismo. Esses valores, ao mesmo tempo universais e normativos, oferecem uma base sólida para a formação de uma sociedade justa e coesa.

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Biografia do Autor

Keberson Bresolin, Universidade Federal de Pelotas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFPel

Kelin Valeirão, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Filosofia UFPEL

Referências

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Bresolin, K., & Valeirão, K. (2024). É POSSÍVEL AINDA ENSINAR ÉTICA EM SALA DE AULA?. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–10. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.414

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

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