NARRATIVAS MÍTICAS GUARANI: MULTIPLICIDADE E COMPLEXIDADE

Autores

Palavras-chave:

Guarani; Mito; Narrativa.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo uma reflexão sobre mitos Guarani, em uma tentativa inicial de compreensão de uma possível multiplicidade das narrativas míticas, na sua diversidade de saberes, em diferentes grupos nativos Guarani. O trabalho se torna importante pela busca de entendimento sobre um aspecto da cultura nativa, relacionado à visão de mundo, numa perspectiva de valorização e compreensão. Parte-se na tentativa de minimização da atribuição valorativa negativa às narrativas e concepções de mundo nativas. A metodologia se caraceriza como qualitativa, fazendo uso do método bibliográfico. Dentre os resultados, foi possível observar, por exemplo, que as migrações de grupos Guarani não ocorreram apenas pela busca da Terra Sem Males (yvy marãe,), mas também por conflitos e a forçada saída das terras de origem. Além disso, observou-se que é possível que as narrativas míticas sejam ressignificadas e transformadas, de acordo com os diferentes contextos e a comunicação entre os memebros das comunidades nativas.

Biografia do Autor

Matheus Pinto Furtado, Universidade Federal do Pampa

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo – UPF. Graduado em Ciências Humanas – Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Bolsista financiado pela CAPES.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Furtado, M. P. (2024). NARRATIVAS MÍTICAS GUARANI: MULTIPLICIDADE E COMPLEXIDADE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 162–177. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/146

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.