EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE RETERRITORIALIZAÇÃO E INTERSUBJETIVIDADES

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Autores

  • Mirian Barreto Lellis Universidade Federal do Mato Grosso
  • Mariana Mouro Universidade Federal do Mato Grosso
  • Lohaine Lohmann Universidade Federal do Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-2542-5390

Palavras-chave:

Educomunicação; Transmídia; Territorialidades; Eu-Tu.

Resumo

A Educomunicação é uma ferramenta que ganha cada vez mais destaque no sistema comunicacional e nos espaços educativos presenciais ou virtuais. Por meio de ações planejadas, são implementados e criados programas e produtos que fortalecem territórios formais e informais de ensino. Diante disso, o presente artigo analisa a linguagem audiovisual e a narrativa transmídia na prática de textos informativos por alunos de uma escola do município de Jangada, estado de Mato Grosso, sob a perspectiva das territorialidades como construção de subjetividades contemporâneas no “Eu-Tu”. Trata-se, portanto, de um estudo que busca evidenciar características que o diálogo intersubjetivo propõe por meio das novas formas de interação. Este texto tem como objetivo discutir a importância da narrativa transmídia como instrumento de apoio à educomunicação. Transmídia, comunicação popular e jornalismo cidadão inauguram espaços de diálogos em uma prática inovadora de formas de comunicação, oportunizando o estreitamento de laços e intensificando a relação Eu-Tu.

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Biografia do Autor

Mirian Barreto Lellis, Universidade Federal do Mato Grosso

Jornalista, Doutoranda no PPG em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato
Grosso. Integrante do Grupo de Pesquisa Multimundos Brasil. 

Mariana Mouro, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestranda no PPG em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Integrante do Grupo de Pesquisa Multimundos Brasil.

Lohaine Lohmann, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestranda no PPG em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Integrante do Grupo de Pesquisa Multimundos Brasil.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Lellis, M. B., Mouro, M., & Lohmann, L. (2024). EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE RETERRITORIALIZAÇÃO E INTERSUBJETIVIDADES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(2), 239–257. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/107