EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE RETERRITORIALIZAÇÃO E INTERSUBJETIVIDADES
Visualizações: 10Palavras-chave:
Educomunicação; Transmídia; Territorialidades; Eu-Tu.Resumo
A Educomunicação é uma ferramenta que ganha cada vez mais destaque no sistema comunicacional e nos espaços educativos presenciais ou virtuais. Por meio de ações planejadas, são implementados e criados programas e produtos que fortalecem territórios formais e informais de ensino. Diante disso, o presente artigo analisa a linguagem audiovisual e a narrativa transmídia na prática de textos informativos por alunos de uma escola do município de Jangada, estado de Mato Grosso, sob a perspectiva das territorialidades como construção de subjetividades contemporâneas no “Eu-Tu”. Trata-se, portanto, de um estudo que busca evidenciar características que o diálogo intersubjetivo propõe por meio das novas formas de interação. Este texto tem como objetivo discutir a importância da narrativa transmídia como instrumento de apoio à educomunicação. Transmídia, comunicação popular e jornalismo cidadão inauguram espaços de diálogos em uma prática inovadora de formas de comunicação, oportunizando o estreitamento de laços e intensificando a relação Eu-Tu.