PENSO, LOGO INSISTO

NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO

Visualizações: 80

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.70

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Folha de S. Paulo, Doutrinação, Conservadorismo, Narrativa

Resumo

Este artigo é uma parte do projeto de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em História da UDESC (PPGH) e tem como temática a análise da narrativa construída na Folha de S. Paulo sobre o discurso de doutrinação promovido pelo Escola Sem  Partido (ESP). O objetivo deste trabalho está centrado na tentativa de perceber como o impresso muda seu discurso sobre o movimento do ESP a partir do momento que também passa a ser perseguido, no período 2013-2020. O período escolhido tem como ponto de partida as manifestações de junho de 2013 e passa pelos últimos três governos no Brasil, demonstrando o percurso narrativo no período de ascensão de uma nova direita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Vitorassi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina
(UDESC).

Referências

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino; trad. Carmen C, Varriale et al; coord. trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1ª ed., 1998.

MOURA, Fernanda P. de. “ESCOLA SEM PARTIDO”: Relações entre Estado, educação e religião e os impactos no Ensino de História. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, 2016. 188 f.

PENNA, F. de A.; VITORASSI, S. Movimento Escola Sem Partido e a escalada da direita no Brasil: entrevista com Fernando de Araújo Penna. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, p. e0601, 2021. DOI: 10.5965/2175180313342021e0601. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313342021e0601. Acesso em: 19 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180313342021e0601

SILVA, Sônia Maria de Meneses. A OPERAÇÃO “MIDIOGRÁFICA:” Lugares, fazeres e problemas na produção do conhecimento midiático. XIII Encontro de História Anpuh-Rio – Identidades, 2008, p. 1-9.

SILVA, Sônia Maria de Meneses. A mídia, a memória e a história: a escrita do novo acontecimento histórico no tempo presente. Anos 90, v. 19, n. 36, 2012, p 35-65. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.30480

VENANCIO, Renato. Resenha do livro: Guia politicamente incorreto da história do Brasil. 2 ed. São Paulo: Leya, 2012. (Primeira edição em 2009), versão e-book, p. 1-31.

VITORASSI, Silvia. História para Quê(m)?: Ensinar História e Política na era das Redes Sociais / Silvia Vitorassi. Dissertação (Mestrado) -- Universidade do Estado de Santa Catarina -- 2018. 144 p.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Vitorassi, S. (2024). PENSO, LOGO INSISTO: NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 63–79. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.70

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.