EDUCAÇÃO E CONSERVADORISMO

Visualizações: 84

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.320

Palavras-chave:

Educação, Conservadorismo, Escola Pública, Brasil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central apresentar de forma sucinta os impactos do neoconservadorismo na educação brasileira em um contexto de pós-verdade. Para tanto, utiliza-se de uma revisão bibliográfica para demonstrar o avanço do neoconservadorismo e a atuação das fake news na aprovação de documentos que norteiam a educação nacional. Nesse sentido, é possível observar a atuação de movimentos como o Escola sem Partido e alguns dos seus defensores na interferência exitosa durante os debates de documentos como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton da Silva Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Vanessa Abreu Dias, Universidade Federal do Pampa

Bibliotecária na Universidade Federal do Pampa.

Bruna da Rosa Machado, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa

Referências

APPLE, Michael W.. “ENDIREITAR” A EDUCAÇÃO: as escolas e a nova aliança conservadora. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, p.55-78, jan.-jun. 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHINN, Clark A.; BARZILAI, Sarit; Duncan, Ravit Golan. Educação para um mundo “pós-verdade”: novas direções para pesquisa e prática. Pesquisador educacional, v. 50, n. 1, p. 51–60. 2021. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X20940683 DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X20940683

FERREIRA, Ewerton da Silva. Educação, gênero e sexualidade: o debate começou muito antes do "kit gay". Revista Estudos Feministas, v. 32, p. 1-4, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n195505 DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v32n195505

FERREIRA, Ewerton da Silva. Plano nacional de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT: um estudo de caso sobre sua implementação no currículo do ensino médio em uma escola pública no munícipio de São Borja/RS (2009-2020). 2021. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.

KATZ , Elvis Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola Sem Partido – Produção de Sentidos e disputas em torno do papel da Escola Pública no Brasil. TD-Educação Temática Digital Campinas, SP, v.19, n. esp., p. 184-205jan.-mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647835

LAMOSA, Rodrigo. As frentes de ação da classe dominante na educação: entre o todos pela educação e a ideologia escola sem partido. In: LAMOSA, Rodrigo (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos. Parnaíba, 2020.

LEHER, Roberto; VITTÓRIA, Paolo; MOTTA, Vânia. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p.14-24, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21792

LIMA, Iana Gomes de; HYPOLITO, Álvaro Moreira. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420194519091

MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, set.-dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004

PETERS, Michael A. Education in a post-truth world. Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 6, 563–566. 2017. http://dx.doi.org/10.1080/00131857.2016.1264114. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2016.1264114

SAVELI, Esmeria Lourdes. A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadas. Revista Contrapontos – Eletrônica, v.10, n.2, p. 129-146.2010.

SEFFNER, Fernando. Escola para todos: mesmo para aqueles que manifestam diferenças em sexo e gênero. In. SILVA, Fabiane Ferreira da; MELLO, Elena Maria Billig. Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana - RS: UNIPAMPA, 2011.

SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, I. M. S. Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 693–714, 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13785

SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, p. 239-249, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017/200201-00-00

SILVA, Vinícius Carvalho da; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. Como as ciências morrem? Os ataques ao conhecimento na era da pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1041-1073, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1041

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Ferreira, E. da S., Dias, V. A., & Machado, B. da R. (2024). EDUCAÇÃO E CONSERVADORISMO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.320

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.