PENSO, LOGO INSISTO
NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO
Visualizações: 80DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.70Palavras-chave:
Escola Sem Partido, Folha de S. Paulo, Doutrinação, Conservadorismo, NarrativaResumo
Este artigo é uma parte do projeto de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em História da UDESC (PPGH) e tem como temática a análise da narrativa construída na Folha de S. Paulo sobre o discurso de doutrinação promovido pelo Escola Sem Partido (ESP). O objetivo deste trabalho está centrado na tentativa de perceber como o impresso muda seu discurso sobre o movimento do ESP a partir do momento que também passa a ser perseguido, no período 2013-2020. O período escolhido tem como ponto de partida as manifestações de junho de 2013 e passa pelos últimos três governos no Brasil, demonstrando o percurso narrativo no período de ascensão de uma nova direita.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino; trad. Carmen C, Varriale et al; coord. trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1ª ed., 1998.
MOURA, Fernanda P. de. “ESCOLA SEM PARTIDO”: Relações entre Estado, educação e religião e os impactos no Ensino de História. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, 2016. 188 f.
PENNA, F. de A.; VITORASSI, S. Movimento Escola Sem Partido e a escalada da direita no Brasil: entrevista com Fernando de Araújo Penna. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, p. e0601, 2021. DOI: 10.5965/2175180313342021e0601. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313342021e0601. Acesso em: 19 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180313342021e0601
SILVA, Sônia Maria de Meneses. A OPERAÇÃO “MIDIOGRÁFICA:” Lugares, fazeres e problemas na produção do conhecimento midiático. XIII Encontro de História Anpuh-Rio – Identidades, 2008, p. 1-9.
SILVA, Sônia Maria de Meneses. A mídia, a memória e a história: a escrita do novo acontecimento histórico no tempo presente. Anos 90, v. 19, n. 36, 2012, p 35-65. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.30480
VENANCIO, Renato. Resenha do livro: Guia politicamente incorreto da história do Brasil. 2 ed. São Paulo: Leya, 2012. (Primeira edição em 2009), versão e-book, p. 1-31.
VITORASSI, Silvia. História para Quê(m)?: Ensinar História e Política na era das Redes Sociais / Silvia Vitorassi. Dissertação (Mestrado) -- Universidade do Estado de Santa Catarina -- 2018. 144 p.