IMPLICAÇÕES ÉTICAS NA ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DA CRISE CLIMÁTICA EM UMA ESCOLA DE CANOAS/RS

Visualizações: 30

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.415

Palavras-chave:

Ética, Crise climática, Experiência, Escola

Resumo

O objetivo deste artigo é partilhar reflexões sobre implicações éticas de atividades didáticas desenvolvidas no âmbito do projeto interdisciplinar Trajetórias, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Canoas/RS. O projeto tem o objetivo de promover a conscientização e elaboração de experiências vividas na crise climática global que enfrentamos. A necessidade de um projeto neste sentido foi percebida no retorno às aulas após as enchentes que devastaram esta e outras cidades do Rio Grande do Sul, afetando severamente a comunidade escolar. Em um primeiro momento, apresento o contexto da comunidade escolar no retorno pós-enchente. Em seguida, apresento as atividades didáticas desenvolvidas e proponho, com base em Santos (2017), reflexões sobre as implicações destas no âmbito da ética dos princípios e da ética das relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverton Luis Freitas Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em História pela UFRGS. Professor de Educação Básica II na Prefeitura Municipal de Canoas/RS.

Referências

ACSELRAD, Henri. MELLO, Cecília Campello Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental? Rio de Janeiro: editora Garamond, 2009.

DW Brasil. Crise climática: até onde vamos aguentar? Vídeo no canal “DW Brasil” no YouTube. Publicado em 26 de agosto de 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YCEUCBw24sU&t=542s. Acesso 8 set de 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo populacional de 2022 - dados do município de Canoas/RS. apud Brasil de Fato - Coluna Observatório das Metrópoles. Canoas no censo de 2022: população e domicílios dos bairros. Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2024/04/03/canoas-no-censo-2022-populacao-e-domicilios-dos-bairros. Acesso 30 ago de 2024.

LEONARD, Anne. A História das coisas. Vídeo no canal “The Story of Stuff Project” no YouTube. Publicado em 22 de abril de 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9GorqroigqM. Acesso 10 set de 2024.

SANTOS, Luciano. Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas. Práxis Educativa. Ponta Grossa/PR, v. 12, n. 1, jan./abr. 2017, pp. 244-256. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso 10 set de 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Oliveira, C. L. F. (2024). IMPLICAÇÕES ÉTICAS NA ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DA CRISE CLIMÁTICA EM UMA ESCOLA DE CANOAS/RS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–11. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.415

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.