IMPLICAÇÕES ÉTICAS NA ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DA CRISE CLIMÁTICA EM UMA ESCOLA DE CANOAS/RS
Visualizações: 30DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.415Palavras-chave:
Ética, Crise climática, Experiência, EscolaResumo
O objetivo deste artigo é partilhar reflexões sobre implicações éticas de atividades didáticas desenvolvidas no âmbito do projeto interdisciplinar Trajetórias, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Canoas/RS. O projeto tem o objetivo de promover a conscientização e elaboração de experiências vividas na crise climática global que enfrentamos. A necessidade de um projeto neste sentido foi percebida no retorno às aulas após as enchentes que devastaram esta e outras cidades do Rio Grande do Sul, afetando severamente a comunidade escolar. Em um primeiro momento, apresento o contexto da comunidade escolar no retorno pós-enchente. Em seguida, apresento as atividades didáticas desenvolvidas e proponho, com base em Santos (2017), reflexões sobre as implicações destas no âmbito da ética dos princípios e da ética das relações.
Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. MELLO, Cecília Campello Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental? Rio de Janeiro: editora Garamond, 2009.
DW Brasil. Crise climática: até onde vamos aguentar? Vídeo no canal “DW Brasil” no YouTube. Publicado em 26 de agosto de 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YCEUCBw24sU&t=542s. Acesso 8 set de 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo populacional de 2022 - dados do município de Canoas/RS. apud Brasil de Fato - Coluna Observatório das Metrópoles. Canoas no censo de 2022: população e domicílios dos bairros. Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2024/04/03/canoas-no-censo-2022-populacao-e-domicilios-dos-bairros. Acesso 30 ago de 2024.
LEONARD, Anne. A História das coisas. Vídeo no canal “The Story of Stuff Project” no YouTube. Publicado em 22 de abril de 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9GorqroigqM. Acesso 10 set de 2024.
SANTOS, Luciano. Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas. Práxis Educativa. Ponta Grossa/PR, v. 12, n. 1, jan./abr. 2017, pp. 244-256. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso 10 set de 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.