FORMAÇÃO E DEFORMAÇÃO
CONEXÃO E DESCONEXÃO NO CONTEXTO DE EXPERIÊNCIAS DESEDUCATIVAS.
Visualizações: 40DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.338Palavras-chave:
Reformas Educacionais, Experiências Deseducativas, Educação Popular, Teoria da SemiinformaçãoResumo
Nosso trabalho consiste em apresentar o momento em que as reformas educacionais foram pensadas para colocação em prática na periferia do sistema, a influência direta das ideias produzidas por Robert McNamara, como presidente do Banco Mundial e ex-secretário de defesa dos EUA, na elaboração do projeto que serviria de horizonte para a construção da Conferência Mundial de Educação para Todos, na Tailândia, em 1990, bem como a forma como esse projeto chega no contexto brasileiro.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. PRIMEIRA VERSÃO. ANO IV, Nº 191.
PORTO VELHO. v. XIII, maio-ago. 2005. Disponível em: https://primeiraversao.unir.br/atigos_pdf/191_.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o Conceito de História In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. Vol. 1. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet.
BRASIL. Plano Decenal de Educação Para Todos: 1993-2003. Brasília: MEC, 1993.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis (RJ): Vozes, 2023.
FERNANDES, Florestan. Nova República? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1984.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 1992.
MCNAMARA, Robert S. A Essência da Segurança: reflexões de um secretário de defesa dos Estados Unidos. São Paulo: IBRASA, 1968.
ONOFRE, Gabriel. Friedrich Hayek e os Liberais Brasileiros na Transição Democrática. Revista Crítica Histórica, v. 5, n. 10, dez. 2014. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/2956/pdf. Acesso em: 18 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl5n10.2014.0011
UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos - conferência de Jomtien. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 03 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.