EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DO FILME AVATAR 2 - O CAMINHO DA ÁGUA
Visualizações: 265DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.304Palavras-chave:
Filmes, Interdisciplinaridade, Ensino médioResumo
O artigo é resultado de projeto de pesquisa e descreve as possibilidades didáticas do uso do filme Avatar 2 – o caminho da água no contexto educacional em relação a problemática ambiental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A relação que se estabelece com o uso de filmes é devida as grandes perspectivas de olhares que ele permite, enquadrando-se como uma forma de arte. Objetiva analisar as cenas apresentadas no filme interdisciplinarmente, elencando possibilidades de atividades didáticas que possuem relação ao ensino de Biologia numa perspectiva da educação ambiental crítica (EAC). Pergunta-se: Como promover a sensibilização sobre educação ambiental de forma interdisciplinar por meio do filme Avatar 2 para o processo de ensino no Ensino Médio? Com abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo (AC), foram selecionadas e examinadas 17 cenas cujos resultados demonstram que emergiram 3 categorias principais de conteúdos que podem ser trabalhados no Ensino Médio a saber: Evolução: um conceito além das aparências; Ecologia: um encontro com a EA; Diversidade Biológica e a EA, entrelaçados com aspectos da cultura, além de abordar outros temas, como humanidades, para promover a sensibilização e a crítica sobre a Educação Ambiental que deve ser propiciada no contexto escolar.
Downloads
Referências
AVATAR 2 – O Caminho da Água. James Cameron, Jon Landau. Local: 20th Century Studios, Lightstorm Entertainment, 2022.
BEHREND, Danielle Monteiro; DA SILVA COUSIN, Cláudia; DO CARMO GALIAZZI, Maria. Base Nacional Comum Curricular: O que se mostra de referência à educação ambiental? Ambiente & Educação, v. 23, n. 2, p. 74-89, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/8425/5469. Acesso em: 27 de junho 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8425
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARVALHO, AC de S. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no Ensino Fundamental I. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. Disponível em: https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Import%C3%A2ncia-da-Inser%C3%A7%C3%A3o-de-filmes-e-v%C3%ADdeos-na-pr%C3%A1tica-docente-no-Ensino-Findamental-I.pdf. Acesso em 10 de Junho de 2023.
DE MELLO, Rodrigo Vasconcelos Machado; ARAUJO NETO, Waldmir Nascimento De. Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 145–162, 2017. DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5297. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v10n3.5297
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FABRIS, E. H. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, [S. l.], v. 33, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6690. Acesso em: 21 fev. 2023.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. Rio Grande do Sul, v. 12 n. 35, p. 290-299, maio/ago, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200009
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. 79p. IBNS: 85-9884-332-6.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2013.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 23–40, 2014. DOI: 10.1590/1809- 44220003500. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44220003500
LEEF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrópolis. RJ: Vozes, 2001.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe Acesso em: 30 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
MINAYO, M. C. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: ______. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.
MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque; COPPOLA, Gabriela Domingues; RIGOTTI, Gabriela Fiorin. A educação pelo cinema. 2009. p. 1-12. Disponível em: https://setimaartefaeufmg.files.wordpress.com/2011/12/miranda-cea-educ-cinema1.pdf . Acesso em: 16 maio 2023
NAPOLITANO, Marcos. Caderno de cinema do professor – Dois: “Luz, Câmera... Educação!”. São Paulo: FDE, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.