DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.256

Palavras-chave:

Comunicação midiática, Educação, Análise do Discurso

Resumo

A alimentação escolar tem um compromisso relevante no processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garantida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação dos documentos oficiais relativos à alimentação escolar, recebida em escola de educação básica, entendida como uma mídia por ser um suporte de informação. A reflexão a respeito dos enunciados e discursos dos documentos oficiais em sua comunicabilidade permite uma perspectiva de entendimento quanto ao que se entenderá por boas práticas da alimentação escolar e sobre o papel decisivo e relevante de políticas de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na educação básica municipal. A metodologia adotada foi a da análise documental, de abordagem qualitativa, com amparo em um arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Comunicação e da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, enfatizando a constituição, formulação e circulação dos sentidos.

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Biografia do Autor

Cátia Adeline Cavalheiro, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras Espanhol com Habilitação para o Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Especialista em Mídia e Educação (UAB/Unipampa). Pós-graduanda em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)/RS.

Sandra Barbosa Parzianello, Universidade Federal do Pampa

Docente do curso de Pós-graduação em Mídia e Educação (UAB/Unipampa). Bacharela em Comunicação Social/Jornalismo (jornalista sob registro 13.828 MTB/RS), Bacharela em Ciências Sociais/Ciência Política, Mestra e Doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/RS.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Cavalheiro, C. A., & Parzianello, S. B. (2024). DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–16. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.256

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