PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E SUICIDA NAS ESCOLAS POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS)

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Autores

  • Silvana Arantes da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-5428-2870

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.350

Palavras-chave:

Formação continuada, Docência, Suicídio, Diversidades

Resumo

O objetivo deste artigo é o de problematizar a formação continuada de professores(as) frente às situações de risco potencialmente capazes de levar adolescentes a condutas autolesivas e ao suicídio. Partimos de parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em educação desenvolvida junto a uma Universidade pública sul-mato-grossense por meio do Núcleo de estudos e pesquisas em educação antirracista, em diversidades e em direitos humanos (NEPEADDH). Observamos por meio de uma pesquisa de base metodológica pós-crítica em educação, a descontinuidade das ações realizadas dentro do espaço escolar sobre o assunto especialmente no que se refere à preparação do corpo docente para lidar com isso. O desconhecimento sobre o assunto leva a equipe das unidades de ensino a concentrar as atividades de prevenção durante o Setembro Amarelo com ações sem profundidade.

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Biografia do Autor

Silvana Arantes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PGEDU) e Licenciada em Ciências sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, unidade de Paranaíba). Professora de educação básica I na rede municipal de ensino de Paranaíba/MS.

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UEMS. Coordenador o Núcleo de estudos e pesquisas em educação antirracista, em diversidades e em direitos humanos (NEPEADDH). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Silva, S. A. da, & Silva, F. G. O. da. (2024). PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E SUICIDA NAS ESCOLAS POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS). Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–19. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.350

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