DE OBJETO DE TUTELA À SUJEITO DE DIREITOS

PERCURSOS HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.91

Palavras-chave:

História da Educação, Invenção da Infância, Escolarização, Direitos Sociais

Resumo

Neste artigo de caráter bibliográfico realiza-se uma reconstituição histórica dos processos de escolarização de crianças. Identifica-se, inicialmente, que a infância é uma categoria social e seu surgimento pode ser contextualizado como parte de um conjunto de mudanças demográficas e do processo civilizador, ocorrido a partir do século XVI no mundo Ociedental. A sentimentalização do modo de relacionar-se com a prole desencadeou, consequentemente, mudanças nos hábitos e comportamentos infantis, levando à emergência de um discurso proferido por moralistas e religiosos acerca da necessidade de transformar a educação das crianças em algo público. Posteriormente, com as mudanças econômicas, em especial a industrialização e o trabalho femenino, as instituições de educação infantil, além da legitimidade moral, passam a ser necessárias para a tutela das crianças. Foi somente com a promulgação da Carta Magna brasileira que as crianças deixam de ser compreendidas como objetos de tutela e passam a ser concebidas como sujeitos de direito. Pressupõe-se que reconhecer a dimensão histórica subjacente à organização das instituições destinadas ao acolhimento e educação de crianças pequenas é fundamental para analisar o ethos e o imaginário social que envolve as escolas das etapas elementares da Educação Básicas, bem como propor mudanças de ordem praxiológicas.

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Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Docente no Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Cleci Teresinha Werner Rosa, Universidade de Passo Fundo

Docente no Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Lorenzon, M., Darroz, L. M., & Rosa, C. T. W. (2024). DE OBJETO DE TUTELA À SUJEITO DE DIREITOS: PERCURSOS HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 173–186. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.91

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