O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA

OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.60

Palavras-chave:

Educação, Imprensa, História, Política, Sociedade

Resumo

O presente artigo visa construir uma reflexão acerca do Ensino da História Política em sala de aula e como o seu ensino traz alguns alicerces para que os alunos possam compreender qual é a definição e a real função da política, demonstrando desse modo, o seu caráter fundamental para a se compreender de que forma a sociedade se organiza. Destacando a utilização dos jornais como fonte para o ensino da História, considerando o fato de que a imprensa escrita, como fonte e objeto de estudo histórico, traz em si múltiplas possibilidades de análise, inclusive sobre o campo Político. Pois, diante do cenário político e social atual, revela-se de forma escancarada a necessidade de se aprender sobre História Política em sala de aula, de modo a se deixar de lado velhas ideias, as quais minimizam o papel da política apenas a esfera dos políticos, excluindo o papel de todos os cidadãos enquanto agentes políticos sociais. Já que o jornal, mesmo se estruturando de forma parcial, apresenta a sociedade em seu todo, abordando os mais diferentes personagens e aspectos que a moldam, nos permitindo visualizar a analisar específico momento e grupo social, desde sua cultura, economia, política e organização social.

Biografia do Autor

Pâmela Pongan, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo/RS – PPGH/UPF. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Pongan, P. (2024). O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA: OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 13–31. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.60

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.