O JORNAL “ATÉ QUE...”: UMA ANÁLISE POLÍTICA NO IMPRESSO DA DIOCESE DE PALMAS-FRANCISCO BELTRÃO

Autores

Palavras-chave:

Igreja Católica; Imprensa; Jornal Até que...; Sudoeste do Paraná; Política.

Resumo

O presente tem por finalidade analisar a coluna do Pastor e a postura política adotada por Dom Agostinho José Sartori, bispo diocesano de Palmas, no jornal Até que..., ao longo do ano de 2002, partindo da prerrogativa de que este seja um dos mais relevantes jornais da região Sudoeste do Paraná com um vasto número de assinantes. Embora correspondendo a um jornal religioso, mantinha dentre suas páginas questões políticas, as quais eram externas e também internas do país, apontadas pelo próprio bispo, essas unidas a suas opiniões a respeito do assunto em tema de cada edição. Partindo deste contexto, buscou-se, por meio da metodologia da análise de conteúdo, através da visão quantitativa e qualitativa, identificar e compreender o discurso político que Dom Agostinho defendia bem como a influência deste ao povo sudoestino, devido ao fato de jornal ter por intuito não apenas informar, mas também formar os fiéis leitores.

Biografia do Autor

Pâmela Pongan, Universidade de Passo Fundo

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade de Passo Fundo – PPGH/UPF, com bolsa CAPES. Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade de Passo Fundo – PPGH/UPF, com bolsa CAPES. Membra do grupo de pesquisa “Núcleo de História Política e Instituições (NUHPI)”. 

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Pongan, P. (2024). O JORNAL “ATÉ QUE.”: UMA ANÁLISE POLÍTICA NO IMPRESSO DA DIOCESE DE PALMAS-FRANCISCO BELTRÃO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(3), 212–237. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/231

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.