Sobre a Revista

A MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais é um periódico comprometido em fomentar a convergência e interação entre diversas áreas do conhecimento por meio de diálogos interdisciplinares. Desde sua criação em 2015, a revista tem como objetivo principal disseminar informações por meio da publicação de artigos originais que apresentem resultados e trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em suas áreas do conhecimento.

FOCO E ESCOPO

A Revista Missões se estabeleceu como um espaço amplo de divulgação de produções científicas inéditas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Aceitamos contribuições que abordem temas variados, desde resultados inovadores em áreas específicas até estudos que promovam o diálogo entre diferentes disciplinas, incentivando a análise crítica e a discussão construtiva de novas perspectivas interdisciplinares. Além disso, buscamos ser um veículo que propicie um ambiente de debate enriquecedor entre autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências. A Revista Missões procura ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber e promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

Classificada como QUALIS B1 (Quadriênio 2017-2020), nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Antropologia/Arqueologia, Artes, Ciência Política e Relações Internacionais, Comunicação e Informação, Direito, Educação, Ensino, História, Interdisciplinar, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Serviço Social e Sociologia. Este reconhecimento atesta a qualidade e relevância dos artigos publicados em nossa revista, consolidando-a como uma fonte de excelência acadêmica nas mais diversas disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. 

Edição Atual

v. 10 n. 3 (2024): MISSÕES: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
					Visualizar v. 10 n. 3 (2024): MISSÕES: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Publicado: 2024-12-28

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ DIDÁTICA DAS HUMANIDADES COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

    Milena Rosa Araújo Ogawa, Camila de Almeida Silva, Amanda Nunes Moreira
    01-04

    Visualizações: 28
  • ACEPÇÕES TEMPORAIS NAS CIÊNCIAS HISTÓRICAS INSTRUMENTOS PARA A INVESTIGAÇÃO E O ENSINO

    Diego Machado
    01-15

    Visualizações: 19
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.407
  • CIDADES INVISÍVEIS UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA CIDADE NA AULA

    Francisco Folgueira Ríos
    01-18

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.408
  • A FORMAÇÃO DA CHINA ATRAVÉS DE SUAS CULTURAS NEOLÍTICAS

    Cristian Silveira
    01-11

    Visualizações: 10
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.409
  • ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PARA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS

    Bianca Romeu
    01-12

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.410
  • O QUE NOS TORNA HUMANOS O VESTÍGIO MATERIAL DOS RITUAIS FÚNEBRES

    Camila Diogo Souza
    01-10

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.411
  • EDUCAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA GESTÃO DE ACERVOS DO LEPAARQ

    Luciana da Silva Peixoto
    01-14

    Visualizações: 18
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.412
  • DESAFIOS DA DOCÊNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA

    Milena Rosa Araújo Ogawa
    01-12

    Visualizações: 17
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.413
  • É POSSÍVEL AINDA ENSINAR ÉTICA EM SALA DE AULA?

    Keberson Bresolin, Kelin Valeirão
    01-10

    Visualizações: 10
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.414
  • IMPLICAÇÕES ÉTICAS NA ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DA CRISE CLIMÁTICA EM UMA ESCOLA DE CANOAS/RS

    Cleverton Luis Freitas Oliveira
    01-11

    Visualizações: 20
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.415
  • O ESTUDO DA FILOSOFIA DA PRIMEIRA ESCOLÁSTICA E SUAS RESSONÂNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE E NO ENSINO

    Dirceu Arno Krüger Junior
    01-09

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.416
  • O CORPO DO DIABO REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DO MAL NO FINAL DA IDADE MÉDIA

    Edison Bisso Cruxen
    01-18

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.418

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

    Miranilde Oliveira Neves, Maria Eduarda da Silva Oliveira
    01-02

    Visualizações: 14
  • IMAGENS DE MULHER RIBEIRINHA AMAZÔNICA A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO EM TEXTOS ACADÊMICOS

    Zaline Do Carmo Dos Santos Wanzeler, Jocirene Dos Santos Wanzeler, Waldma Maíra Menezes Oliveira, Cyntia França Cavalcante De Andrade Silva, Délcia Pereira Pombo
    01-15

    Visualizações: 18
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.363
  • SABERES QUE EMERGEM DA REFLEXÃO DE PROFESSORES DO PROEJA QUE ATUAM NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

    Jordane Lima Dias Oliveira, Rosa Oliveira Marins Azevedo
    01-21

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.293
  • MATHPLAY INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO 6º ANO NO CONTEXTO DO CAMPO E DA CIDADE

    Elcilene Matos Aragão, Miranilde Oliveira Neves
    01-23

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.345
  • PLANTAS MEDICINAIS E OS SABERES TRADICIONAIS DE MULHERES DA AGROVILA ITAQUI - CASTANHAL/PA

    Bianca de Araujo Neves, Pedro Alace Lameira Santos, Mannoella de Araújo Neves, Thalya Souza Silva, Neila Lameira Santos
    01-12

    Visualizações: 10
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.292
  • ARTE/EDUCAÇÃO IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DAS ARTES

    Roberta Ferreira Greidinger, Nathália da Costa Cruz
    01-20

    Visualizações: 19
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.393
  • A NARRATIVA DE TESTEMUNHO E O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NAS DITADURAS

    Gustavo Cardoso Silva
    01-14

    Visualizações: 10
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.394
  • ANÁLISE BAKHTINIANA E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS PLANOS DE ENSINO DE LETRAS, UNIOESTE

    Raquel Amorim Santos, Carmen Teresinha Baumgärtner, Samara Ferreira Silva
    01-22

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.396
  • GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO AS LENDAS AMAZÔNICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

    Renata Vidal Portela, Débora Auriane dos Anjos Picanço, Ozeias Pinheiro Borges, Maria Aldenira Reis Scalabrin
    01-12

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.397
  • O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL

    José Fernando Pereira Leal, Mariely Raiany Gomes Nascimento, Silvia Roberta Palheta Pinheiro, Nathaly de Oliveira Teran, Joel Thyago Lima Ribeiro, Ícaro Felipe Oliveira Alves
    01-21

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.398
  • LETRAMENTO LITERÁRIO AMAZÔNICO ANÁLISE DE PRÁTICA LITERÁRIA A PARTIR DA POÉTICA DE ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA

    Robson Pereira Barbosa, Geovane Silva Belo
    01-13

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.399
  • JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E RESGATE DE SABERES ETNOBOTÂNICOS

    Maria Helena Cruz Carvalho, Yasmin Santana Lima, Magali Brito Oliveira, Marcos da Conceição Oliveira, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro
    01-11

    Visualizações: 4
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.400
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CASTANHAL

    Raquel Amorim Santos, Carmen Teresinha Baumgartner, Râmila de Souza Silva
    01-24

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.401
  • MEMÓRIAS SOBRE EDUCAÇÃO O PROFESSOR WALDEMAR COSTA E SUA ESCOLA ITINERANTE NO RIO CAPIM (PA)

    Maria Auxiliadora Soares Costa, Nathália da Costa Cruz
    01-14

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.402
  • DE VOLTA AO CINE ARGUS MEMÓRIAS DO CINEMA DE RUA DE CASTANHAL

    José Edivaldo Moura Silva, Marco Antonio Moreira Carvalho
    01-21

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.403
Ver Todas as Edições