Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
A Revista Missões se estabeleceu como um espaço amplo de divulgação de produções científicas inéditas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Aceitamos contribuições que abordem temas variados, desde resultados inovadores em áreas específicas até estudos que promovam o diálogo entre diferentes disciplinas, incentivando a análise crítica e a discussão construtiva de novas perspectivas interdisciplinares. Além disso, buscamos ser um veículo que propicie um ambiente de debate enriquecedor entre autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências.
A Revista Missões procura ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento
A Revista Missões recebe contribuições nas seguintes categorias:
Artigos: Documentos oriundos de pesquisas (bibliográficas, documentais, experimentais, entre outras), enfatizando a fundamentação teórico-metodológica, os procedimentos empregados e os resultados obtidos.
Ensaios: Textos resultantes de reflexões teóricas que aprofundam um tema ou apresentam novas abordagens relevantes para o debate acadêmico na ampla área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
Entrevistas: Documentos que resultam de questionamentos dirigidos a especialistas ou profissionais renomados na área, visando obter insights e informações valiosas. Essas entrevistas são conduzidas de maneira estruturada, explorando tópicos relevantes para a comunidade acadêmica e são publicadas como fonte de conhecimento e experiência.
Produtos Técnicos: Documentos que descrevem e analisam produtos técnicos desenvolvidos nas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Esses produtos podem incluir software, ferramentas específicas, sistemas de gestão de informação, entre outros. A publicação desses documentos visa compartilhar inovações e avanços tecnológicos relevantes para a comunidade científica.
Resenhas: Análises críticas e sucintas de obras relevantes na área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Elaboradas por especialistas no assunto, as resenhas oferecem uma visão crítica e informativa sobre livros ou outras contribuições acadêmicas publicadas recentemente, considerando um período de até cinco anos para publicações internacionais e três anos para publicações nacionais ou traduções no Brasil. Essas resenhas fornecem orientação valiosa para os leitores da revista.
POLÍTICAS DE EDIÇÃO
EDIÇÃO TEMÁTICA
A edição temática é organizada por um ou mais pesquisadores especialistas no tema da chamada. Para essa seção, são aceitos artigos inéditos, pertinentes à temática proposta, a qual é divulgada na página da revista e nas redes sociais, constando os nomes dos organizadores, o tema, a sinopse do número e o prazo para submissão dos originais. Podem submeter trabalhos, para esta seção, alunos e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais, bem como profissionais autônomos. As propostas de edição temáticas podem ser encaminhadas para o e-mail: revistamissoessb@gmail.com
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Missões compreende algumas etapas:
- Avaliação preliminar de adequação - os editores avaliam o formato e adequação do arquivo submetido a partir das regras de normalização, formatação e titulação exigidas, e uso de sistema de detecção de similaridades. Os textos que não se enquadrarem serão arquivados.
IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas da Revista Missões serão reprovados e os autores/as serão notificados a realizarem uma nova submissão.
A Revista Missões não aceita trabalhos que estejam sendo avaliados por outro periódico. Em casos de trabalhos publicados parcialmente em eventos seja na forma de resumo, resumo expandido e/ou artigo deve ser informado em nota de rodapé que o texto foi previamente publicado e passou por significativas modificações e, portanto, atende aos critérios de ineditismo.
- Avaliação preliminar de potencial de publicação, realizada pelos editores, que examina a adequação do artigo à linha editorial da revista e seu potencial de publicação, baseado na contribuição que oferece para o avanço do conhecimento na sua área de especialidade. Após ser constatada a admissibilidade da submissão passamos para a etapa de avaliação.
- Avaliação realizada pelo sistema de dupla revisão cega, em que dois (no mínimo) especialistas, ao avaliarem o trabalho, desconhecendo sua autoria, elaboram comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Podendo ser aprovado, aprovado com modificações (as quais o autor deverá corrigir os itens apontados pelos pareceristas, passível de publicação após o cumprimento das recomendações) ou reprovado.
Os artigos serão avaliados por, pelo menos, dois/duas pareceristas, em caso de pareceres muito divergentes entre si, será encaminhado para um terceiro parecerista. Mantendo a discrepância nos pareceres, caberá ao editor-chefe o parecer final.
O processo de avaliação por pareceres é indicado que aconteça em até 15 dias após o recebimento do manuscrito, sendo emitido mais dois lembretes com ampliação do prazo pelo mesmo período. Decorrido o tempo, caso o trabalho ainda não tenha sido avaliado, esse será encaminhado a outro parecerista.
POLÍTICA DE REJEIÇÃO
A rejeição dos trabalhos submetidos a Revista Missões pode ocorrer em qualquer uma das seguintes etapas:
- Avaliação Inicial: Trabalhos submetidos fora das normas e do template da revista serão reprovados na análise preliminar e os/as autores/as notificados para adequação às normas.
- Processo de verificação de similaridade e plágio: Os trabalhos submetidos a Revista Missões poderão ser submetidos a qualquer momento a software para identificação de plágio e/ou autoplágio, sendo constatado, os/as autores/as poderão receber eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido ou texto submetido poderá ser arquivado.
- Avaliação por pares: Em casos dos pareceres ad hoc apresentarem a necessidade de uma revisão substancial e/ou ausência de organização teórico-metodológica, o trabalho será rejeitado.
A Comissão Editorial da Revista Missões enfatiza a relevância de um processo rigoroso de revisão, com o objetivo de garantir uma elevada qualidade acadêmica em todas as contribuições. É importante quem escreve reconheça que esse procedimento é adotado pela nossa revista, ciente de que, apesar de nenhum sistema ser infalível, estamos comprometidos em assegurar os mais altos padrões de excelência em nosso processo de avaliação.
POLÍTICA ANTIPLÁGIO
Antes de serem enviados à avaliação da Comissão Editorial, aos pareceristas externos ou em qualquer tempo durante o processo editorial, os artigos submetidos à Revista Missões serão verificados por software para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os/As autores/as devem garantir a originalidade dos manuscritos. Os/As autores/as podem receber eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor e arquivada a submissão. O sistema de indentificação de plagio adotado pela Revista Missões é o PLAGIUS.
PERIODICIDADE
A partir de janeiro de 2024, a Revista Missões passou adotar a publicação em fluxo contínuo, objetivando reduzir o tempo entre submissão, avaliação e publicação. Destaca-se que esse processo mantém a revista com abertura para recebimento de dossiês temáticos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Missões oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tal dinâmica proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
TAXA DE PUBLICAÇÃO
A Revista Missões não cobra taxa de publicação dos seus artigos.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
As informações de nomes e endereços fornecidas a Revista Missões serão utilizadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não serão compartilhadas para outros propósitos ou com terceiros. Isso está em conformidade com a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme estipulado em seus Artigos 3º e 23º.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
A Revista Missões adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.
Esta licença permite:
- Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material) para qualquer finalidade, inclusive fins comerciais.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que sejam respeitados os termos da licença, que são os seguintes:
- Atribuição: É necessário fornecer o crédito apropriado, incluir um link para a licença e indicar se foram realizadas modificações. Isso pode ser feito de diversas maneiras, sem, no entanto, insinuar que o licenciador (ou autor original) endossa o uso específico.
- Sem restrições adicionais: Não é permitido aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente os outros de fazerem algo permitido pela licença.
CONFLITO DE INTERESSE
O conflito de interesses pode manifestar-se em diversas esferas, incluindo a pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Na Revista Missões, primamos pelos mais altos padrões éticos, reconhecendo a importância de lidar proativamente com potenciais conflitos de interesse.
Autores: Ao submeter um manuscrito, os autores têm a responsabilidade de identificar e divulgar qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar o trabalho. Caso exista, mesmo que de forma potencial, um conflito de interesse, os autores devem informá-lo devidamente. Esta divulgação deve ser feita por meio do campo específico disponível no sistema "Comentários ao Editor" que será anexado como documento suplementar ao artigo.
Avaliadores Ad Hoc: Caso seja identificado algum conflito de interesse por parte dos avaliadores ad hoc, o Comitê Editorial tomará medidas apropriadas, encaminhando o manuscrito para avaliação por outro especialista, garantindo assim a imparcialidade e a integridade do processo de revisão. Essas práticas reforçam o compromisso da revista com a transparência e a excelência ética em todas as etapas do seu fluxo editorial.
DIRETRIZES SOBRE ÉTICA NA PESQUISA E NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
A Revista Missões Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/)
Já a prática dos editores está amparada através do Código de Práticas Editoriais do COPE (https://publicationethics.org/core-practices)
POLÍTICA DE RETRAÇÃO
A Política de Retratação da Revista Missões é fundamentada nas Diretrizes para Retratação do Comitê de Ética em Publicações-COPE (Disponível em: https://publicationethics.org/node/19896)
As comunicações que indicarem problemas em uma publicação, independentemente de sua magnitude, serão minuciosamente analisadas pelos editores. Informações detalhadas devem ser encaminhadas para o e-mail do Editor-chefe (consulte a seção de Contato). Caso as alegações sejam confirmadas, os editores poderão solicitar aos autores a correção de erros específicos ou considerar a retratação da publicação. Os autores que contribuem para a revista concordam em realizar as correções necessárias quando solicitados pelos editores.
A retratação de uma publicação pode ser considerada pelos editores se:
- a) Os autores recusarem-se a corrigir erros ou enganos quando solicitados pelos editores;
- b) Existir evidência clara de que os resultados da pesquisa não são confiáveis, seja por erro substancial, invenção (por exemplo, de informações) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagens);
- c) Houver casos de plágio, autoplágio ou publicação redundante;
- d) Os resultados da pesquisa foram previamente publicados em outro local, sem citação adequada, notificação aos editores, permissão para republicação ou justificação;
- e) A publicação contiver informações ou materiais utilizados sem a devida autorização;
- f) Direitos autorais forem infringidos ou surgir outra questão legal relevante (por exemplo, uso de imagens sem permissão);
- g) A pesquisa apresentar práticas antiéticas;
- h) A publicação for baseada em uma avaliação por pares comprometida ou manipulada;
- i) Os autores não comunicarem um conflito de interesse relevante que, na visão dos editores, teria influenciado inadequadamente as interpretações do manuscrito ou as recomendações dos editores e revisores.
A retratação de uma publicação não será considerada pelos editores se:
- a) Houver disputa pela autoria da publicação, mas não houver razão para duvidar da validade dos resultados da pesquisa;
- b) Os principais resultados da pesquisa ainda forem confiáveis e uma correção puder corrigir quaisquer erros;
- c) Os editores possuírem evidência inconclusiva para fundamentar a retratação ou aguardarem informações adicionais, como aquelas provenientes de uma investigação institucional;
- d) Conflitos de interesse dos autores forem comunicados ao periódico após a publicação, mas não forem considerados influentes nas interpretações ou conclusões do artigo.
Os avisos de correção ou retratação deverão:
- a) Estar vinculados à publicação retratada;
- b) Identificar claramente o artigo corrigido ou retratado, citando-o;
- c) Ser explicitamente identificados como correção ou retratação;
- d) Ser publicados imediatamente para minimizar efeitos prejudiciais;
- e) Estar acessíveis livremente a todos os leitores;
- f) Identificar claramente quem está realizando a correção ou retratação do artigo;
- g) Apresentar justificativa para a correção ou retratação;
- h) Ser objetivos, restritos aos fatos relevantes, e evitar linguagem inflamatória.
A Revista Missões orienta-se também nesse aspecto através do seguinte documento:
Guia para o registro e publicação de retratação – Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf