Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Missões acolhe contribuições de mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores. Serão aceitos exclusivamente artigos de mestrandos e mestres quando coautoria incluir uma pessoa doutora.

A equipe editorial da Revista Missões reserva-se o direito de recusar a avaliação de mais de uma submissão por autora ao longo do ano ou enquanto houver uma submissão anterior pendente de avaliação.

Não serão aceitos trabalhos em avaliação por outro periódico. Em casos de trabalhos previamente publicados parcialmente em eventos, seja na forma de resumo, resumo expandido e/ou artigo, deve ser informado em nota de rodapé que o texto foi anteriormente publicado e passou por modificações significativas, atendendo aos critérios de ineditismo.

Recomenda-se que os artigos sejam enviados com tradução para o inglês para ampliar o alcance da publicação. Contudo, a publicação exclusiva em português e/ou espanhol não impede a avaliação e subsequente publicação.

Todos os manuscritos publicados na Revista Missões receberão um DOI.

As submissões devem ser feitas exclusivamente através do site: https://revistamissoeschs.com.br/missoes/index. Todos os campos, incluindo o ORCID, são de preenchimento obrigatório e devem ser informados por extenso. Cada autor deve apresentar um resumo da biografia preenchido.

É essencial que todos os metadados exigidos pelo sistema sejam preenchidos corretamente em todas as modalidades de submissão. A ausência de preenchimento adequado dos metadados pode resultar na não consideração do trabalho. Vale ressaltar que a inclusão das informações nos metadados não substitui a necessidade de envio dos formulários mencionados na seção "Carta de Apresentação dos Autores".

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO

- Manuscrito submetido para avaliação;

- Declaração de Originalidade assinada informando que o texto é inédito e não está sendo examinado por nenhuma outra publicação;

- Carta de apresentação dos autores contendo minibiografia de até 5 linhas, registro ORCID, Filiação Institucional, e-mail e demais informações sobre o artigo, conforme exigência dos órgãos de fomento e indexadores.

TEMPLATES E ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos submetidos devem seguir os templates disponibilizados abaixo:

- Artigos;

- Resenhas;

- Entrevistas;

- Ensaios;

- Produtos Técnicos;

PADRÕES DE PUBLICAÇÃO PARA A MISSÕES: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Essa estrutura já está organizada no template da Revista.

FORMATO E ESTRUTURA DO ARTIGO

Os manuscritos submetidos à Revista Missões devem aderir às seguintes diretrizes quanto ao formato e estrutura:

FORMATO DO DOCUMENTO:

- Utilize o formato A4 com uma coluna.

- O número de páginas deve estar entre 12 e 25, incluindo a lista de referências.

- Mantenha a paginação original; não a altere.

MARGENS

- Margem inferior e direita: 3 cm.

- Margens superior e esquerda: 2 cm.

FONTES E TAMANHOS

- Título em português: Fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, cor preta, em letras maiúsculas e em negrito. Não deve ultrapassar 16 palavras.

- Título em inglês: Fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, cor preta, em letras maiúsculas e em negrito. Não deve ultrapassar 16 palavras.

- Corpo do Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado.

- Notas de Rodapé: Fonte Times New Roman, tamanho 10. O seu uso deve ser somente em casos indispensáveis ao entendimento do texto.

- Citações com mais de três linhas: Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm.

ESPAÇAMENTO:

- Espaçamento de 1,5 entre linhas no corpo do texto.

- Não inclua espaçamento entre parágrafos.

- Recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.

ESTRUTURA DO ARTIGO:

O artigo deve seguir a seguinte estrutura:

PÁGINA INICIAL:

   - Título completo em português, conciso e sem abreviações desnecessárias.

   - Título completo em inglês, compatível com o título em português.

   - Resumo em português. Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e com alinhamento justificado.

   - Palavras-chave: 5 palavras-chave representativas, evitando frases e palavras compostas, separadas por ponto e vírgula.

   - Abstract compatível com o resumo em português, acompanhado da Keywords correspondente as palavras-chave selecionadas.

ESTRUTURA DO TEXTO:

   - Introdução: Apresente a validade do objetivo do estudo e forneça informações essenciais para a compreensão do estudo.

   - Procedimentos Metodológicos: Descreva de forma clara e sucinta os métodos, ferramentas e técnicas de pesquisa utilizados.

   - Resultados: Apresente de maneira concisa e objetiva, com o uso de texto, figuras e tabelas, destacando as evidências para responder às questões de pesquisa ou hipóteses.

   - Discussão: Descreva os achados mais relevantes, com comentários sobre o significado dos resultados e comparações com outras pesquisas.

   - Conclusão: Apresente conclusões sintetizadas, considerações finais e sugira direções para estudos futuros. Não inclua citações bibliográficas nesta seção.

FORMATURA E ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE RESENHAS

A submissão de resenhas à Revista Missões segue as seguintes diretrizes, com um limite de até 5 páginas. Espaçamento simples. Fonte Times News Roman, Tamanho 12. As citações recuadas devem conter um espaço 1,5 antes e dois espaços simples depois da citação. O tamanho deve ser 10.

NÚMERO MÁXIMO DE AUTORES: Serão aceitos até 2 autores/as no máximo.

SELEÇÃO DE LIVROS:

   - Os livros resenhados devem estar relacionados aos temas atuais e debates contemporâneos na grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais aplicadas.

   - Preferencialmente, os livros devem ser recentes: últimos cinco anos para publicações no exterior e três anos para publicações nacionais ou traduções no Brasil.

CONTEÚDO DA RESENHA:

   - Título (sugere-se diferente do título do livro resenhado). Quando seguir o mesmo título deve ser antecipado de “Resenha da obra:”

   - Síntese do assunto tratado.

   - Informações sobre a autoria do livro.

   - Inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema.

   - Perspectivas críticas sobre o trabalho, incluindo pontos positivos e negativos, aspectos a serem mais explorados, e inovações e contribuições importantes do trabalho.

NORMAS DE FORMATAÇÃO:

   - As resenhas devem seguir as orientações indicadas no item "Diretrizes para Elaboração dos Textos". O template apresenta todas as informações.

FONTES E REFERÊNCIAS:

   - Todas as fontes e referências devem ser informadas conforme indicado no item das "Diretrizes para Elaboração dos Textos". O template apresenta todas as informações.

FORMATO E ESTRUTURA DOS PRODUTOS TÉCNICOS

Os Produtos Técnicos aceitos na Revista Missões são resultados tangíveis de atividades docentes ou discentes, que podem ser realizados individualmente ou em grupo. Esses produtos podem ser tocados, visualizados, lidos, entre outros, e são confeccionados previamente ao acesso pelo cliente ou receptor, que só terá acesso após a conclusão do trabalho. Não há uma padronização específica para a apresentação desses produtos técnicos, mas eles devem seguir as normas e serem encaminhados em um template fornecido pela revista.

As orientações referentes aos Produtos Técnicos aceitos na Revista Missões seguem as orientações disponíveis no O GT de Produção Técnica da CAPES, disponível no seguinte link: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf

Os Produtos Técnicos podem ser derivados da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidas no âmbito da pesquisa na pós-graduação. Para diferenciar um Produto Técnico de um Produto Tecnológico, são considerados quatro critérios:

IMPACTO: refere-se às mudanças causadas pela introdução do Produto no ambiente social. Deve-se avaliar o motivo de sua criação e o foco de aplicação do produto, considerando a demanda do cliente.

APLICABILIDADE: está relacionada com a facilidade de empregar o Produto para atingir seus objetivos. Isso inclui a abrangência realizada, abrangência potencial e replicabilidade.

INOVAÇÃO: envolve a intensidade do uso de conhecimento inédito na criação do Produto. Um alto teor inovativo implica desenvolvimento com base em conhecimento inédito, enquanto baixo teor inovativo se refere à adaptação de conhecimento existente.

COMPLEXIDADE: diz respeito à diversidade de atores, relações e conhecimentos necessários à elaboração e ao desenvolvimento do Produto. Alta complexidade envolve a sinergia de diferentes tipos de conhecimento e interação de múltiplos atores, enquanto baixa complexidade resulta da adaptação de conhecimento existente.

Assim, os Produtos Técnicos podem variar desde criações totalmente inovadoras até adaptações de conhecimentos pré-existentes. A avaliação desses critérios permite classificar os produtos como técnicos ou tecnológicos. É importante destacar que a aderência do produto à linha de pesquisa e projeto vinculado é um critério obrigatório. As áreas devem detalhar os critérios acima para auxiliar na estratificação dos produtos escolhidos.

SUBMISSÃO DE ARQUIVOS:

Os arquivos devem ser nos formatos Doc, Docx, Open Office ou RTF.

Ao seguir rigorosamente essas diretrizes, você contribuirá para a uniformidade e qualidade dos artigos publicados na Revista Missões. Essas normas visam aprimorar a experiência de leitura e facilitar a disseminação de conhecimento interdisciplinar de alta qualidade.

ORIENTAÇÕES DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

CITAÇÕES DIRETAS CURTAS (ATÉ 3 LINHAS): As citações diretas curtas devem estar entre aspas no corpo do texto, sem destaque em itálico, e seguidas da autoria entre parênteses, com sobrenome do autor, ano e página. Por exemplo: "o currículo é, por consequência, um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do(a) estudante" (APPLE, 2011, p. 71). Se a identificação do autor estiver no corpo do texto, utiliza-se, por exemplo, como explica Thomas Popkewitz (2011, p. 174), “aquilo que está inscrito no currículo não é apenas informação – a organização do conhecimento corporifica formas particulares de agir, sentir, falar e ‘ver’ o mundo e o ‘eu’”.

CITAÇÕES DIRETAS LONGAS (MAIS DE 3 LINHAS): Citações diretas longas devem ser apresentadas em parágrafo destacado do texto, com recuo à esquerda de 4 cm, alinhamento justificado, espaço simples entre linhas e espaçamento antes de 1,5 depois de dois espaços simples. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 10, sem aspas ou itálico. A autoria é indicada entre parênteses com sobrenome do autor, ano e página. Exemplo:

os conhecimentos normalmente associados à escolarização serão abordados, quando pertinentes aos temas, como uma das múltiplas anunciações possíveis sobre o tema. Para além da explicitação dessa multiplicidade de discursos, no entanto, é necessário discutir as relações de poder garantidoras da (in)visibilidade de alguns deles (LOPES; MACEDO, 2011, p. 67).

CITAÇÃO INDIRETA (PARÁFRASE): As citações indiretas são paráfrases elaboradas a partir das ideias ou opiniões de um autor. Identifica-se somente o sobrenome do autor e o ano de publicação da obra, usando a mesma fonte do corpo do texto (Times New Roman, tamanho 12). Não é necessário colocar o número da página. Exemplos:

No corpo do texto: Somente a primeira letra do sobrenome do autor(es) em maiúscula, com o ano entre parênteses e sem o número de página.

- Na opinião de Seffner e Picchetti (2016) [...].

- De maneira semelhante, Foucault (2015) [...].

Ao final da citação: Sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas.

... (BRAGA; CAETANO; RIBEIRO, 2018).

... (LOURO, 2000).

Lista de Referências: Seguir as normas da NBR 6023/2018, que apresenta exemplos de livro, revista, legislação, anais, dados, entre outros.

Observar os procedimentos éticos em relação a fotografias: fotos com pessoas, devem vir acompanhadas da permissão dos fotografados; fotos com crianças ou adolescentes, devem respeitar a legislação vigente. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, devem-se mencionar o título, a fonte e o crédito.

Quadro 01: fases da educação no século XVI

Fase 01

De 1549 a 1556

Basicamente focada na catequização, em especial de crianças indígenas, e na adaptação dos jesuítas a essa nova realidade, inclusive quanto à língua tupi, que foi traduzida por eles.

Fase 02

De 1556 a 1570

Todos os jesuítas tinham acesso às constituições, documentos orientadores dos preceitos educativos da Companhia de Jesus, e um versão do Ratio Studiorum.

Fase 03

De 1570 a 1599

À medida que os indígenas do litoral vão sendo dizimados e o modelo colonizador de monocultura, latifúndio e trabalho escravo era estabelecido, diminuiu o número de casas de bê-á-bá e aumento o de colégios.

Fonte: Ferreira Júnior, Bittar (2007, p. 34).

Tabela 01 - Teorias do currículo e seus conceitos.

Teorias tradicionais

Teorias críticas

Teorias pós-críticas

Ensino

Ideologia

Identidade

Aprendizagem

Reprodução cultura e social

Alteridade

Avaliação

Poder

Diferença

Metodologia

Classe social

Subjetividade

Didática

Capitalismo

Significação e discurso

Organização

Relações sociais de produção

Saber-poder

Planejamento

Conscientização

Representação

Eficiência

Emancipação e Libertação

Cultura

Objetivos

Currículo oculto

Raça, gênero, sexualidade

 

Resistência

Multiculturalismo

Elaboração: Do autor, 2018.  Fonte: SILVA, 2015.

REFERÊNCIAS

EXEMPLOS 

  • LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

FURLANI, Jimena. “A narrativa ‘ideologia de gênero’ – Impactos na educação brasileira e nas políticas de identidade. In: SEFFNER, Fernando; FELIPE, Jane. Educação, Gênero e Sexualidade: (im)pertinências. Petrópolis: Vozes, 2022. p. 335-361.

  • LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS EM SUPORTE ELETRÔNICO 

ASSIS, Dayane N. Conceição de. Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

OLIVEIRA, H. P. C. DE; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V. Arquitetura da informação. In: OLIVEIRA, H. P. C. DE; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V.. Arquitetura da informação pervasiva. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 43-74. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/6cn9c/pdf/oliveira-9788579836671.pdf. Acesso em: 13 ago 2020.

  • TESE E DISSERTAÇÕES

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

NASCIMENTO, Mateus Rebouças. Indicadores de produção intelectual na Ciência da Informação: perspectivas para o Sistema de Avaliação da Capes. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795. Acesso em: 28 maio 2022.

  • PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

PASTORELLO, V.; STRAUCH, S. M.; SOARES, A. V. CURSO INTRA-HOSPITALAR DE IDOSOS COM COVID-19. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 100–109, 2023. DOI: 10.56579/rei.v5i5.597. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/597. Acesso em: 2 out. 2023.

HEBERT, J.; SILVA, J. A. E. da; DOS SANTOS, J. B. O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO: A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA. VERUM: Revista de Iniciação Científica[S. l.], v. 3, n. 1, p. 69–83, 2023. DOI: 10.56579/verum.v3i1.770. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/770. Acesso em: 2 out. 2023.

  • PUBLICAÇÃO EM REVISTA

INGIZZA, Carolina; ANGRELA, Lucas; GUILHERME, Guilherme. O fantástico mercado dos games. Revista Exame, São Paulo, 13 ago. 2020. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/o-fantastico-mercado-dos-games/. Acesso em: 22 ago. 2020.

PETRY, André. Certezas sem base. Veja, São Paulo, ed. 2416, ano 48, nº 10, p.58-59, 11 mar. 2015

  • ARTIGO DE JORNAL 

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010.

AMENDOLA, Gilberto. OMS inclui uma síndrome de burnout na lista de doenças. Estadão, São Paulo, 28 mai. 2019. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas,70002845142. Acesso em: 22 ago. 2020.

  • ANAIS DE EVENTOS

GURGEL,Telma. Feminismo de classe: história, movimento e desafios teóricos-políticos do feminismo na contemporaneidade. In: Fazendo Gênero 9 – Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis, SC. Anais (on-line). Florianópolis, 2010. Disponível:  http://www.mulheresprogressistas.org/AudioVideo/FEMINISMO%20E%20LUTA%20DE%20CLASSE.pdf.  Acesso em: 10 mai de 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 4., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Fundação Boticário de Proteção à Natureza, 2004. 224 p. 

OYADOMARI, A. T. et al. Efeitos da terapia por laser de baixa potência no processo de reparo de defeitos ósseos preenchidos pelo osso bovino Bio-Oss® associados ao novo selante heterólogo de fibrina. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 25., 2017, Bauru. Resumos [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

  • EVENTO NO TODO EM PERIÓDICO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006. Tema: Literatura: memória e história.

CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 41.; ENCONTRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, 1., 2001, Brasília, DF. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Horticultura Brasileira. Brasília, DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, v. 19, n. 2, jul. 2001. Suplemento. Tema: Dos orgânicos aos transgênicos.

  • NORMA TÉCNICA

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR ISO 12836: odontologia: dispositivos para sistemas CAD/CAM para restaurações dentárias indiretas: métodos de ensaio para avaliação de exatidão. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 14 p.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 97 p.

  • LEGISLAÇÃO

MINAS GERAIS. Lei n.869, de 5 de julho de 1952. Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais, Belo Horizonte, 6 jul. 1952.

BRASIL. Decreto n. 1.799, de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei n. 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a Microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 31 jan. 1996.

BRASIL. Lei nº 7.766, de 11 de maio de 1989. Dispõe sobre o ouro, ativo financeiro, e sobre seu tratamento tributário. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7766.htm. Acesso em: 22 ago. 2020.

  • CONSTITUIÇÃO

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

PARAÍBA. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado da Paraíba. Organizado por Francisco Carneiro. João Pessoa: Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, [2015]. Disponível em: http://www.al.pb.leg.br/wp-content/uploads/2017/02/Constitui%C3%A7%C3%A3o-Esta dual-Atualizada-at%C3%A9-a-Emenda-40-de-2015.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

  • SITES

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Brasília, DF: CAPES, c2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index. Acesso em: 31 de out. 2020.

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