UMA RELEITURA DA FUNÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS

Visualizações: 40

Autores

  • Melissa Andréa Smaniotto Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0001-7967-9068
  • Nei Alberto Salles Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Direitos Humanos; Dignidade; Família; Gênero; Igualdade.

Resumo

A perspectiva crítica de direitos humanos inspirada em Herrera Flores é o fundo teórico que respalda a discussão envolvendo a releitura da função social da família contemporânea. Ao definir dignidade como a mesma possibilidade não apenas de reivindicar mas de obter concretamente bens imprescindíveis para que se tenha uma vida da qual todo e qualquer ser humano é merecedor, Herrera Flores supera a ideia de direitos humanos como algo abstrato. A concretização de tais direito é algo que exige uma ação conjunta de diversos atores sociais, dentre os quais se encontram os integrantes de um arranjo familiar. Este é revestido hodiernamente das características de reinventada, flexível, resiliente, multirracial, pluricultural, a caminho da democratização das relações que a permeiam, oportunidade de convivência de várias gerações, pública e privada, afetiva, base da sociedade, protagonista de inúmeras transformações sociais e dinâmica. Daí porque, sem excluir outros instrumentos de efetivação dos direitos humanos, a família se traduz em um espaço social propício para fazê-lo. No entanto, é preciso despir-se de uma visão idealizada da compreensão de família e reconhecer que esta é permeada por diversas variáveis que a distanciam da busca por dignidade, em especial a desigualdade de gênero a ser enfrentada como forma de se alcançar a dignidade e, por conseguinte, assegurar direitos humanos nos moldes então delineados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Andréa Smaniotto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Mestre em
Ciências Sociais Aplicadas (UEPG/PR). 

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Doutor em Educação (UEPG/PR). Mestre em
Educação (UNIMEP/SP). Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Docente do programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Mestrado e Doutorado). 

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Smaniotto, M. A., & Salles Filho, N. A. (2024). UMA RELEITURA DA FUNÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(3), 130–147. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/227

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos e Desigualdades de classe, raça, gênero e geração

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.