PROPOSTAS FORMATIVAS DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA:

UM ESTUDO COMPARADO

Visualizações: 40

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores; Educação comparada; Curso de Pedagogia; Pandemia Covid 19.

Resumo

No ano de 2020, o mundo passou a enfrentar uma crise causada pela COVID-19 que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar estado de pandemia. Foi necessário o isolamento social e medidas de orientação para conter a disseminação do vírus. Como todos os setores, a educação também foi fortemente impactada, estagnando suas atividades presenciais e passando a trabalhar no modo remoto emergencial. O presente estudo atravessa o seguinte questionamento: Quais foram as propostas de formação de professores adotadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) durante esse contexto pandêmico? Portanto, tem como objetivo analisar comparativamente as propostas formativas nas duas Instituições públicas de Ensino Superior no período entre março/2020 e junho/2021. Partindo deste pressuposto, o estudo de natureza qualitativa, baseou-se na Metodologia da Educação Comparada, seguindo a análise metodológica de Bereday (1972). Os resultados observados apresentaram aproximações no tocante ao cumprimento de legislações federais e estaduais, bem como alguns distanciamentos, relacionados ao planejamento e execução de suas próprias normativas com propostas de continuidade da demanda formativa, além dos contextos sociais díspares em que cada instituição está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Mestre em Educação na linha de pesquisa Processo de Ensino-Aprendizagem em Educação através do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2011).

Ana Paula de Oliveira Augusto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação, Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Pedagoga pela
Universidade Estadual Paulista - (UNESP), Marília - SP.

Michele de Lourdes Alves Madureira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação pela pela Universidade Estadual Paulista - (UNESP), Marília - SP.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Brasilino, C. V. A. P., Augusto, A. P. de O., & Madureira, M. de L. A. (2024). PROPOSTAS FORMATIVAS DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA:: UM ESTUDO COMPARADO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(2), 38–57. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/161

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.