POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO IDEB NOS MUNICÍPIOS FRONTEIRIÇOS - RS

Visualizações: 6

Autores

  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0003-0927-7148
  • Darlene Cristina Colaço Chaves Universidade Regional Integrada
  • Cristina Perez Barboza Dias Universidade Paulista

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Despesas Públicas, IDEB

Resumo

Este estudo teve como objetivo buscar respostas para o baixo índice do IDEB na educação básica dos
municípios da fronteira – oeste - RS nos anos de 2017 e 2019. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso,
com abordagem qualitativa envolvendo indicadores e variáveis do IDEB e dados do TCE/RS onde foram coletadas
informações das principais plataformas digitais do INEP e TCE/RS. Assim, oportunizou medir a eficiência do
gasto público na aplicabilidade de políticas públicas para a educação básica. Os principais resultados foram
tabulados em planilhas e gráficos que verificaram que a maioria dos municípios fronteiriços não atingiu a média
nacional do IDEB e nem as metas projetadas para 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Professor nos programas de pós-graduação em Políticas Públicas (Unipampa) e em Patrimônio Cultural (UFSM);
investigador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do
Porto, Portugal. Bolsista produtividade em pesquisa (CNPq).

Darlene Cristina Colaço Chaves, Universidade Regional Integrada

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada. Atualmente é mestranda no Mestrado
Profissional em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa

Cristina Perez Barboza Dias, Universidade Paulista

Licenciada em Letras e Espanhol pela Universidade Paulista. Atualmente é mestranda no Mestrado Profissional
em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa.

Referências

ANGÉLICO, João. Contabilidade Pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano

de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de

colaboração com municípios, Distrito Federal e estados, e a participação das famílias e da

comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à

mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília-DF, 25 abr.

Disponível em: https://bit.ly/3hQTESs. Acesso em: 29 set. de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em:

https://bit.ly/3zoKVg5. Acesso em: 20 out. 2015.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de EducaçãoPNE e dá outras providências. Disponível em: https://bit.ly/3ksrgI8. Acesso em: 16 de junho

de 2021.

BRASIL. Lei nº 4.320 de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de direito financeiro

para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos Estados, dos

Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: https://bit.ly/3lGXNtk. Acesso em: 16 de

jun. de 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. INEP. Disponível em: https://bit.ly/3lFBlkh. Acesso em: 16 de jun. de 2021.

CRESWELL, John. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre

cinco abordagens. Tradução: Sandra Mallmam de Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DIAS, Reinaldo. MATOS, Fernanda. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos.

São Paulo: Atlas, 2012.

FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília:

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. Disponível em:

https://bit.ly/39pBl2a . Acesso em: 12 de jun. de 2021.

GRIMSON, Alejandro. Fronteiras, estados e identificações no Cone Sul. In. Cultura, política e

sociedade perspectivas latino-americanas. MATO, Daniel. CLACSO, Conselho LatinoAmericano de Ciências Sociais, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina. 2005. p. 127-

KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública: teoria e prática. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PALUDO, Augusto. Administração Pública. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SANTOS, Rita de Cassia Leal Fonseca dos. Orçamento Público. 3 ed. Florianópolis:

Departamento de Ciências da Administração – UFSC, Brasília: CAPES - UAB, 2016.

SILVA, Vanessa Almeida da. SANTOS, Maríndia Brachak dos. SHERER Flávia Luciane

Gestão ambiental na coleta de resíduos especiais. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e

Tecnologia Ambiental - REGET. v. 17, dez, p. 3425–3437. 2013.

SOARES, José Francisco. XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos Educacionais e Estatísticos

do IDEB. Educ. Soc. v. 34, n. 24, jul.-set. 2013.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8,

n. 16, jul.-dez., p. 20-45. 2006.

TCE-RS. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL.

Disponível em: https://www.tce.rs.gov.br. Acesso em: 16 de jun. de 2021.

VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão Educacional e Resultados no Ideb: um

estudo de caso em dez municípios cearenses. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.22, n.50, p.419-

, set/dez. 2011.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. São Paulo: Bookman, 2004.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Martins, T. C., Chaves, D. C. C., & Dias, C. P. B. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO IDEB NOS MUNICÍPIOS FRONTEIRIÇOS - RS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(2). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/331

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)