POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO IDEB NOS MUNICÍPIOS FRONTEIRIÇOS - RS
Visualizações: 6Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Despesas Públicas, IDEBResumo
Este estudo teve como objetivo buscar respostas para o baixo índice do IDEB na educação básica dos
municípios da fronteira – oeste - RS nos anos de 2017 e 2019. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso,
com abordagem qualitativa envolvendo indicadores e variáveis do IDEB e dados do TCE/RS onde foram coletadas
informações das principais plataformas digitais do INEP e TCE/RS. Assim, oportunizou medir a eficiência do
gasto público na aplicabilidade de políticas públicas para a educação básica. Os principais resultados foram
tabulados em planilhas e gráficos que verificaram que a maioria dos municípios fronteiriços não atingiu a média
nacional do IDEB e nem as metas projetadas para 2019.
Downloads
Referências
ANGÉLICO, João. Contabilidade Pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano
de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de
colaboração com municípios, Distrito Federal e estados, e a participação das famílias e da
comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à
mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília-DF, 25 abr.
Disponível em: https://bit.ly/3hQTESs. Acesso em: 29 set. de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em:
https://bit.ly/3zoKVg5. Acesso em: 20 out. 2015.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de EducaçãoPNE e dá outras providências. Disponível em: https://bit.ly/3ksrgI8. Acesso em: 16 de junho
de 2021.
BRASIL. Lei nº 4.320 de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de direito financeiro
para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos Estados, dos
Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: https://bit.ly/3lGXNtk. Acesso em: 16 de
jun. de 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira. INEP. Disponível em: https://bit.ly/3lFBlkh. Acesso em: 16 de jun. de 2021.
CRESWELL, John. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre
cinco abordagens. Tradução: Sandra Mallmam de Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DIAS, Reinaldo. MATOS, Fernanda. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos.
São Paulo: Atlas, 2012.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília:
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. Disponível em:
https://bit.ly/39pBl2a . Acesso em: 12 de jun. de 2021.
GRIMSON, Alejandro. Fronteiras, estados e identificações no Cone Sul. In. Cultura, política e
sociedade perspectivas latino-americanas. MATO, Daniel. CLACSO, Conselho LatinoAmericano de Ciências Sociais, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina. 2005. p. 127-
KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública: teoria e prática. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PALUDO, Augusto. Administração Pública. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
SANTOS, Rita de Cassia Leal Fonseca dos. Orçamento Público. 3 ed. Florianópolis:
Departamento de Ciências da Administração – UFSC, Brasília: CAPES - UAB, 2016.
SILVA, Vanessa Almeida da. SANTOS, Maríndia Brachak dos. SHERER Flávia Luciane
Gestão ambiental na coleta de resíduos especiais. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e
Tecnologia Ambiental - REGET. v. 17, dez, p. 3425–3437. 2013.
SOARES, José Francisco. XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos Educacionais e Estatísticos
do IDEB. Educ. Soc. v. 34, n. 24, jul.-set. 2013.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8,
n. 16, jul.-dez., p. 20-45. 2006.
TCE-RS. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL.
Disponível em: https://www.tce.rs.gov.br. Acesso em: 16 de jun. de 2021.
VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão Educacional e Resultados no Ideb: um
estudo de caso em dez municípios cearenses. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.22, n.50, p.419-
, set/dez. 2011.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. São Paulo: Bookman, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.