APOSTA CONTEMPORÂNEA DE PESQUISA-INTERVENÇÃO:

IMPASSES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS.

Visualizações: 68

Autores

  • Arthur Medrado Universidade Federal Fluminense
  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Pesquisa-intervenção; Subjetividade; Método Clínico; Ciências Humanas.

Resumo

No artigo a seguir buscamos apresentar questões atinentes à pesquisa em Ciências Humanas salientando o impasse acerca da objetividade/subjetividade em pesquisas que envolvem o sujeito. Por princípio não escamoteamos as tensões entre narração, documentação e testemunho; os enlaces entre retórica e prova, entre pesquisadores e seus objetos, e a distância que os permeia (se é que os permeia). Para tal, lançamos mão da pesquisa- intervenção em que o/a pesquisador/a é parte de seu objeto de pesquisa utilizando para tal o paradigma indiciário (Ginsburg,1986) como contraposição entre o relativismo pós-moderno (que foge à responsabilidade de averiguação logo após análise) e a tensão entre retórica e prova (pensando a relação de forças no âmbito metodológico e político-ideológico). Em acordo com o que propõe esse autor ( e em diálogo com pesquisadores/as que o comentam), iremos chamar à atenção para o caráter artesanal do ofício do pesquisador/a, fazendo em última instância uma crítica severa ao paradigma positivista na produção do conhecimento. Entenderemos, então, que a partir das pistas, indícios e sinais podemos elaborar possibilidades para as questões da pesquisa, sem anular a experiência vivenciada por quem participa e que se efetiva no corpo de quem resolve, no a posteriori, escrever sobre os processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Medrado, Universidade Federal Fluminense

Arthur Medrado é jornalista, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP e Doutorando no programa de pós-graduação em cinema e audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio-CNPQ.

Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto

Margareth Diniz é psicóloga e psicanalista. Mestre, Doutora e PhD em Educação pela UFMG e PUC-Minas.
Professora Associada de Psicologia da UFOP. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFOP. Coordena o Grupo de Pesquisa Caleidoscópio-CNPQ-UFOP.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Medrado, A., & Diniz, M. (2024). APOSTA CONTEMPORÂNEA DE PESQUISA-INTERVENÇÃO:: IMPASSES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(1), 102–120. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/191

Edição

Seção

DOSSIÊ FONTES, MÉTODOS E ABORDAGENS NAS CIÊNCIAS HUMANAS: PARADIGMAS E PERSPECTIVAS

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.