A POLÍTICA É SÓ UMA PROMESSA: ANÁLISE DO USO DOS JINGLES NA CAMPANHA ELEITORAL PARA PREFEITO EM BELÉM-PA (2012-2016)
Visualizações: 27Palavras-chave:
Jingles Políticos; Eleições; Campanha Eleitoral; Belém-PAResumo
As promessas dos candidatos contidas nos jingles das campanhas eleitorais podem se tornar realidade? Nossa hipótese é de que nos jingles aparece o aspecto de produção de promessas, ou mundos possíveis, baseados em ficção. Ou seja, a campanha majoritária seria sempre uma batalha de retórica, sem compromisso de executar o futuro prometido, em relação a um eleitor passivo. Para fazer uma análise das promessas de campanha na propaganda política, realizamos um estudo de caso dos jingles dos dois candidatos ao cargo de prefeito, na cidade de Belém do Pará, que foram ao segundo turno nas eleições municipais de 2012 e de 2016, quais sejam, Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL). Os resultados indicam que ambos os jingles são promessas baseadas em pouco conteúdo.