REIVINDICANDO O OLHAR: AS RELAÇÕES ENTRE AS FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL E A FOTOGRAFIA

Visualizações: 46

Autores

  • Carolline Cardoso Mello Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Israel, Forças de Defesa de Israel, Fotografia

Resumo

 processo de construção da nação israelense se desenvolve sob três principais bases: o sistema educacional, o aparato estatal, e a instituição militar. Com a intenção de compreender como se opera a relação entre a imagem fotográfica, a sociedade israelense e as forças armadas, é dado foco à instituição militar para que se possa alcançar as formas como esta vem sendo utilizada como instrumento de coesão do grupo e como resposta às ameaças tanto no âmbito militar quanto dos discursos políticos e narrativas. As imagens fotográficas se apresentam, aqui, como objeto estratégico para verificar a construção, circulação e difusão da representação de um tipo específico de exército. Serão utilizadas com vistas a permitir, nelas, a análise das formações discursivas, bem como de questões referentes ao controle da narrativa israelense a partir da homogeneização das representações das Forças de Defesa por via de um determinado olhar pensado e promovido pelos que ocupam posições de poder. Dessa forma, e através da análise histórico-semiótica, será possível desvendar uma rede de significações que teria dado suporte à criação de um padrão comportamental das forças armadas israelense no teatro das operações visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolline Cardoso Mello, Universidade Federal Fluminense

Graduanda/Universidade Federal Fluminense.

Referências

BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia de Linguagem, São Paulo, Hucitec, 2006.

CARDOSO, Ciro Flamarion; BRIGNOLI, H. Perez. El Concepto de Clases Sociales: Bases para una discusión. Madrid: Editorial Aguso, 1976.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Ensaios Racionalistas: Filosofia, Ciências Naturais e História. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1988.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Narrativa, sentido, história. Campinas: Papirus, 1997. CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

ECO, Umberto. Tratado de Semiótica General. Barcelona: Editorial Lumen, 2000.

ISRAEL DEFENSE FORCES. IDF Sites. Disponível em: https://www.idf.il/en. Acesso em: 12.08.2020.

IZRAELI, Dafna N. Israel Defense Forces. Jewish Women: A Comprehensive Historical Encyclopedia. Jewish Women's Archive, 2009.

HOROWITZ, Dan. Strategic Limitations Of A Nation in Arms. Armed Forces & Society, vol. 13, n.2, 1987.

KIMMERLING, B. The invention and decline of Israeliness: state, society, and the military. Berkeley: University of California Press, 2001.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia pública e cultura do visual, em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Mídia. Vol. 2, n. 2, 2013.

SHLAIM, A. The iron wall: Israel and the Arab world. New York: W.W. Norton & Company, 2014.

VAN CREVELD, M. L. The sword and the olive: a critical history of the Israeli defense force. New York: PublicAffairs, 2002.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Mello, C. C. (2024). REIVINDICANDO O OLHAR: AS RELAÇÕES ENTRE AS FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL E A FOTOGRAFIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 100–110. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/280

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.