O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO E O CINEMA DE FLUXO: RELAÇÕES POSSÍVEIS

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Autores

  • Lucas Furtado Esteves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pós-dramático, Cinema de Fluxo, Hans-Thies Lehman

Resumo

O presente artigo busca traçar paralelos entre as teorias do teatro pós-dramático desenvolvidas por Hans Thies Lehman (2007) e Jean Pierre Sarrazac (2017) com as ideias já desenvolvidas a respeito do cinema de fluxo, para aprimorar as reflexões a respeito desse tipo de cinema, que ainda se encontram em estado inicial. Os objetivos dessa pesquisa são: compreender quais são as principais características do teatro pós-dramático, observando primeiramente as teorias de Hans-Thies Lehmann e depois as reflexões realizadas por Jean- Pierre Sarrazac, para traçar um panorama geral daquilo que já se pensou a respeito desse tipo de teatro e compreender quais são suas características fundamentais. Em um segundo momento, se faz necessário traçar um panorama das principais reflexões a respeito do cinema de fluxo, como as desenvolvidas por Emiliano Cunha (2014), uma vez que os elementos que ocompõe possibilitam traçar paralelos com o teatro pós-dramático. Por fim, o trabalho demonstra como esses paralelos auxiliam em um maior aprofundamento dos pensamentos a respeito de ambos os campos, observando suas semelhanças e diferenças.

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Biografia do Autor

Lucas Furtado Esteves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

CUNHA, Emiliano. Cinema de fluxo no Brasil: filmes que pensam o sensível. 2014. Dissertação (Mestrado em comunicação) – Faculdade de Comunicação, PUCRS, Porto Alegre, 2014.

GERRY. Direção: Gus Van Sant. Estados Unidos, 2002.

LEHMAN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MILLENIUM Mambo. Direção: Hou Hsiao-Hsien. Taiwan, 2001. SARRAZAC, Jean-Pierre. Cartas à Bernard Dort.

SHARA. Direção: Naomi Kawase. Japão, 2003.

TIO Bomme que recorda suas vidas passadas. Direção: Apichatpong Weerasethakul. Tailândia, 2010.

WALKER. Direção: Tsai Ming-Liang. Hong Kong, 2012.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Esteves, L. F. (2024). O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO E O CINEMA DE FLUXO: RELAÇÕES POSSÍVEIS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 35–47. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/276

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