EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E ARTE: APORTE TEÓRICO DE UMA INVESTIGAÇÃO

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Autores

  • Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Patricia Thoma Eltz Instituto Federal Sul-rio-grandense

Palavras-chave:

Formação omnilateral, Arte, Interculturalidade, Educação profissional e tecnológica

Resumo

No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), ancorado à área de ensino da Capes, este estudo vinculou-se a uma investigação que propôs-se a compreender de que modo os movimentos dos jovens, em suas dimensões sócio-culturais, puderam oferecer subsídios colaborativos na revitalização e ressignificação de espaços de convivência, potencializando sua formação integral na etapa do Ensino Médio profissionalizante. A referida pesquisa intitulou-se Movimentos juvenis: a revitalização de espaços de convivência pela Arte como forma de resistência. Como uma investigação de abordagem qualitativa com cunho bibliográfico e documental, referente aos documentos que normatizam os processos educativos da educação profissional e tecnológica da instituição na qual a pesquisa aconteceu, este estudo trata da revisão bibliográfica que embasou todo o processo de pesquisa, na interlocução dos universos juvenil e da educação profissional e tecnológica, sob uma perspectiva da Arte educação. Subsidiando as discussões realizadas nesta trajetória acadêmica, utilizam-se as bases da teoria materialista histórico-dialética de Marx e pesquisadores que se apoiam neste referencial marxista: Saviani, Frigotto, Nosella; e Gramsci, complementando um entendimento de formação omnilateral e de educação profissional e tecnológica. Tratando de conceitos como interculturalidade, estética do cotidiano e percepções artísticas, movimentam-se discussões a partir de Dewey, Barbosa, Richter e Candau. Pesquisadores como Dayrell e Pais ET ALL auxiliam nas percepções sobre a construção da identidade juvenil, assim como Bazzo, Linsingen e Pereira nos debates que envolvam a educação profissional e tecnológica e os Estudos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

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Biografia do Autor

Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Charqueadas/RS.

Patricia Thoma Eltz, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Sapucaia do Sul/RS.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Ritter, E. S. D. Z., & Eltz, P. T. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E ARTE: APORTE TEÓRICO DE UMA INVESTIGAÇÃO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 127–147. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/282

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