O CONCEITO DE ARTESANATO: UMA PRODUÇÃO MANUAL

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Autores

  • Juliana Porto Machado Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Artesanato. Artesão. América Latina. Patrimônio imaterial. Políticas públicas.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover um estudo sobre o conceito de artesanato adotado pelas políticas públicas na Argentina e no Uruguai, levando em consideração o reconhecimento do artesanato como patrimônio imaterial, discorrendo sobre quais elementos são considerados essenciais para que uma prática possa ser considerada artesanal e ressaltando sobre algumas manifestações artesanais reconhecidas pelo seu valor imaterial na Argentina e no Uruguai. O método de pesquisa utilizado é o bibliográfico, a partir de fontes como teses, monografias e livros. Como resultados se tem que o conceito de artesanato utilizado nos dois países possui similitudes com a definição universal adotada pela UNESCO em 1997 e que o mecanismo de políticas públicas vê no artesanato uma forma de inovar o mercado, possibilitando então suportes para sua permanência. Conclui-se que a conceituação de artesanato é um campo amplo e que quando valorado pelos órgãos competentes conquista aporte. Porém o artesanato não reconhecido acaba tendo dificuldade para se manter.

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Biografia do Autor

Juliana Porto Machado, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

Machado, J. P. (2024). O CONCEITO DE ARTESANATO: UMA PRODUÇÃO MANUAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 2(2), 52–72. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/28

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