“A PRESSA É INIMIGA DA INCLUSÃO”

TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFRS CAMPUS VACARIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.324

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Técnico e Tecnológico, Ajuste de Temporalidade, Adaptação Curricular

Resumo

O trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da inclusão no contexto da educação técnica e tecnológica do IFRS - Campus Vacaria, desde sua implantação, em 2016, até o ano de 2023. Depois de sete anos realizando apenas adaptações consideradas de pequeno porte, o ingresso de uma estudante com deficiência múltipla demandou a reorganização das práticas até então desenvolvidas. Através do método da observação participante e da consulta a fontes documentais e bibliográficas, detalhou-se o trabalho realizado com a aluna, com seus desafios e potencialidades, além de refletir sobre o tempo e os espaços que a educação inclusiva percorreu na instituição. Conclui-se que investir na formação escolar das pessoas com deficiência, com o suporte adequado para seu acesso, permanência e êxito, vai ao encontro da missão dos institutos federais, possibilitando a educação profissional como estratégia para a construção da cidadania destas pessoas, que historicamente tiveram o seu direito à educação  restrito ou negado.

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Biografia do Autor

Eveline Fischer, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Jéssica de Oliveira Girotto, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Fischer, E., & Girotto, J. de O. (2024). “A PRESSA É INIMIGA DA INCLUSÃO”: TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFRS CAMPUS VACARIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–17. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.324

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