GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO
AS LENDAS AMAZÔNICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
Visualizações: 38DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.397Palavras-chave:
Intervenção Educacional, Gêneros textuais, Literatura amazônicaResumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma intervenção educacional da disciplina Texto e Discurso - Implicações Didático- Pedagógicas /Letras/Iced/Ufopa, aplicada por professores em formação, na EEEFM Madre Imaculada, em uma turma do sexto ano das Séries Finais do Ensino Fundamental (anos finais), em Santarém-PA. O apoio teórico está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Temas Transversais Contemporâneos, Bakhtin (2000), Geraldi (2002), Oliveira (2010), Antunes (2009), e outros. As atividades dos alunos foram norteadas pelos gêneros textuais da Literatura Amazônica. A metodologia adotada deu-se da seguinte forma: i- sondagem na escola; ii- elaboração de Sequência Didática; iii- escolha de textos presentes no imaginário da cultura amazônica; iv- produção e refacção textual dos alunos; v- atividade final: produção do Livro Hexagonal; vi- exposição do material produzido. As atividades práticas, interativas de linguagem, focaram no desenvolvimento da leitura, escrita e senso crítico dos alunos. Assim, conclui-se que a valorização cultural a partir do imaginário local deve estar presente no currículo escolar da Educação Básica, posto que a identidade de cada indivíduo é alicerçada nos conhecimentos histórico-culturais de seu povo. Portanto, a leitura, a produção da escrita e o ensino de gramática contextualizada são práticas escolares essenciais na formação da autonomia pessoal, social e reflexiva dos cidadãos da Amazônia Brasileira.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. SP. Parábolas editorial, 2009. (Estratégia de ensino 10).
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal: os gêneros do discurso. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes,2000. Tradução do russo Paulo Bezerra.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CHOMSKY, Noam. Novos horizontes no estudo da linguagem. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 13, p. 51-74, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44501997000300002
GERALDI, João Wanderley, (Org). O texto na sala de aula. 1° ed. São Paulo: Editora Anglo, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio et al. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros textuais e ensino, v. 2, p. 19-36, 2002.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português deve saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.