A RELAÇÃO ENTRE PIBID, UNIVERSIDADE E ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Visualizações: 74

Autores

  • Elson Jonas Ferreira Silva Universidade Federal do Pampa
  • José Luciano Gattiboni Vasques Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-0223-6880
  • Edson Romário Monteiro Paniágua Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

PIBID. Escola. Universidade. Ensino. Cultura.

Resumo

A presente pesquisa visa descrever as principais características encontradas durante o desenvolvimento das atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Instituto Estadual Padre Francisco, ocorridas no período de 2015 e 2016, assim como, demonstrar as contribuições e as relações entre o PIBID, o curso de Ciências Humanas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a educação básica. As atividades foram realizadas em parceria com o Seminário Integrado, onde foi possível perceber logo de início os benefícios que o primeiro contato com os alunos e o programa estavam apresentando para a formação docente, a relação com os alunos, a escolha de metodologias e materiais didáticos, pois sempre deve-se levar em consideração a capacidade de cada aluno. Nesta pesquisa, a ênfase está na relação entre o PIBID, a universidade e a escola, assim como, apresentar quais foram os pontos positivos e negativos identificados nas atividades e apresentar características do desenvolvimento dos discentes envolvidos. Desta forma o programa vem proporcionando aos alunos um conhecimento além das disciplinas obrigatórias, trazendo através dos temas transversais assuntos que retratem a história do local onde estão inseridos, sendo assim, as atividades de Educação Patrimonial buscam resultados positivos, com intuito de criar mais oportunidades para os educandos terem acesso à cultura. A partir do momento que esses resultados começaram a surgir, foi possível perceber que o PIBID, ajudou a aprimorar o conhecimento, responsabilidade e comprometimento dos bolsistas com o ensino dos alunos envolvidos, assim como, proporcionou melhorar a produção científica e a interpretação textual, beneficiando a formação dos bolsistas como futuros professores. Entretanto, sente-se a necessidade de uma relação mais efetiva entre o curso e programa, por exemplo, trabalhar dentro dos componentes curriculares questões que possam servir como propostas para o desenvolvimento das atividades na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elson Jonas Ferreira Silva, Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso de Ciências Humanas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA,
campus São Borja. Bolsista do PIBID no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia.

José Luciano Gattiboni Vasques, Universidade Federal do Pampa

Graduado em História pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP. Graduando do curso de
Ciências Humanas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, campus São Borja.
Supervisor do PIBID no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia.

Edson Romário Monteiro Paniágua, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS – 2013). Possui graduação em
História pela Universidade da Região da Campanha, (URCAMP – 1993); Mestrado em História pela
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS – 2003). Professor adjunto do curso de Ciências Humanas - Licenciatura da UNIPAMPA, campus São Borja.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Silva, E. J. F., Vasques, J. L. G., & Paniágua, E. R. M. (2024). A RELAÇÃO ENTRE PIBID, UNIVERSIDADE E ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 3(2), 76–84. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/123

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.