DESSEGREGAÇÃO RACIAL E ACESSO À EDUCAÇÃO:

O CONTEXTO DE BROWN V. BOARD OF EDUCATION OF TOPEKA

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Autores

  • Tamires Eidelwein Universidade Estadual do Piauí
  • Gabriel Eidelwein Silveira Universidade Federal do Piauí
  • Carlos Daniel Araújo Machado Universidade Federal do Piauí
  • Pablo Cavalcante Costa Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Plessy v. Ferguson, Brown v Board of Education of Topeka, Segregação racial, Acesso à educação, Igualdade

Resumo

Este artigo discute a conjuntura do caso Brown v Board of Education of Topeka, a partir do seu contexto histórico e social. Trata-se de uma jurisprudência clássica da Suprema Corte estadunidense, de 1954, que determinou a dessegregação racial. O objetivo do estudo é analisar a decisão e o contexto sócio-histórico do caso Brown v Board of Education of Topeka, que é considerada paradigmática na luta contra a discriminação baseada na raça, e pioneira na luta pelos direitos civis da população afrodescendente estadunidense. A pesquisa, de cunho exploratório, possui uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e realiza uma análise jurisprudencial do “case” e de seu antecessor, o caso Plessy v. Ferguson. Os principais resultados obtidos foram a constatação de que, embora a decisão Brown v. Board of Education não tenha surtido efeitos imediatos naquela sociedade, de acordo com a expectativa de alguns dos autores lidos, sua importância abriu caminho para o enfrentamento jurídico da questão racial nos Estados Unidos. Conclui-se que a referida decisão é caracterizada como inovadora, diante do contexto da ação, permitindo o avanço posterior na luta pelos direitos civis.

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Biografia do Autor

Tamires Eidelwein, Universidade Estadual do Piauí

Professora na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí/PPGAnt-UFPI. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Uninovafapi. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela ESA/PI. Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Taquari/RS (UNIVATES).

Gabriel Eidelwein Silveira, Universidade Federal do Piauí

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPI/PPGS-UFPI. Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/PPGS-UFRGS. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea/NEPES-UFPI).

Carlos Daniel Araújo Machado, Universidade Federal do Piauí

Mestrando no Programa e Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí/PPGS-UFPI; Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho/UNIFSA.

Pablo Cavalcante Costa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí/PPGS-UFPI. Bacharel em Direito (FSA); Especialista em Direito Constitucional e Administrativo (ESA-PI); Pós-graduando em Direito do Trabalho e Previdenciário (ESA-MA), Pós-graduado em Docência da Educação Profissional (FAVENI). Advogado e professor (IEMA e UNIPLAN).

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Eidelwein, T., Silveira, G. E., Machado, C. D. A., & Costa, P. C. (2024). DESSEGREGAÇÃO RACIAL E ACESSO À EDUCAÇÃO: : O CONTEXTO DE BROWN V. BOARD OF EDUCATION OF TOPEKA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(1). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/372

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