MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MEDIAÇÃO COMUNICACIONAL

OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Visualizações: 51

Autores

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, mediação comunicacional, Comunicação, Educação e formação docente.

Resumo

Percebe-se que o cenário atual acelerou mudanças e desencadeou alterações significativas em quase todas as áreas e em muitos saberes. Vivemos a maior crise sanitária da nossa geração, somada às crises políticas, econômicas e sociais que aprofundam ainda mais as desigualdades e as diferenças no Brasil. A proposta desta discussão é iniciar algum tipo de compreensão sobre a questão da formação docente nesse ambiente digital. Reter a atenção e se fazer entender por meio de recursos audiovisuais requer domínio de linguagens e de técnicas que são específicas de áreas como a Comunicação. Estar em ambiente digital amplia o leque de habilidades e expertises requeridas para ensinar. Um professor passará a ser um produtor de conteúdo? Incontáveis discussões são possíveis e necessárias com relação à esta problemática. A proposta do artigo é lançar um olhar sobre as diferentes mediações experimentadas diante da realidade dos dois últimos anos e como tais mudanças poderão vir a impactar ações e políticas futuras. A metodologia utilizada para tal é a revisão bibliográfica a fim de tensionar conceitos relacionados à mediação pedagógica e a mediação comunicacional, às habilidades e competências dos docentes diante de tantas reconfigurações da sociedade e do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullena Santos de Alencar Normando, Universidade Federal de Goiás

Publicitária, doutoranda em Comunicação no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG). Coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e
Relações Públicas do Centro Universitário Sul Americana - UNIFASAM (desde 2011) e docente da Pontifícia
Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Normando, J. S. de A. (2024). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MEDIAÇÃO COMUNICACIONAL : OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(3), 19–34. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/159