CIRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ:

ENFRENTAMENTO ÀS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Visualizações: 5

Autores

  • Letícia Souza Brum Universidade Federal do Pampa
  • Simone Barros de Oliveira Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-7314-3550
  • Maria Fernanda Avila Coffi Universidade Federal do Pampa
  • Lavínia Moraes Streck Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Círculos de Construção de Paz, Violência, Comunicação Não Violenta, Ambiente Escolar

Resumo

O trabalho apresenta a metodologia do processo circular denominados de círculos de construção de paz
através da abordagem da Comunicação Não Violenta, como forma de resolução de conflitos no ambiente escolar.
Além disso, reflete a necessidade de que as relações humanas em sociedade se deem na perspectiva colaborativa,
com maior qualidade e humanização na convivência cotidiana dos sujeitos. Objetiva contribuir para o
desenvolvimento de uma cultura de paz nos espaços escolares, oportunizando a diminuição de manifestações da
violência em suas múltiplas faces, gêneros e idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Souza Brum, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Serviço Social pela da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja.

Simone Barros de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

Maria Fernanda Avila Coffi, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do curso de Serviço Social, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja.

Lavínia Moraes Streck, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional. Texto definitivo, com índice remissivo e legislação respectiva: Ministério da

Educação e Cultura/Conselho Federal de Educação, 3ª ed.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do

Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 25 set. 2019.

BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. No coração da esperança: guia de práticas

circulares: o uso de círculos de construção da paz para desenvolver a inteligência

emocional, promover a cura e construir relacionamentos saudáveis. Tradução de Fátima de

Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de

Artes Gráficas, 2011.

FURTADO, Flávia Vasato. Círculo de construção da paz como alternativa de prevenção

ao bullyng. Monografia apresentada como exigência parcial do curso de especialização em

Psicologia- ênfase em saúde comunitária- UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do

Sul,2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São

Paulo: Editora Boitempo, 2008.

PRANIS, Kay. Processos circulares. SP: Palas Athena, 2010.

PORTO, Maria Stela Grossi. Sociologia da violência / Maria Stela Grossi Porto. Brasilia:

Verbana Editora, 2010.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não- Violenta: técnicas para aprimorar

relacionamentos pessoais e profissionais. Marshall B. Rosenberg; [tradução Mário Vilela]. -

São Paulo: Ágora, 2006.

SAVELI, Esméria de Lourdes; TENREIRO, Maria Odete Vieira. A educação enquanto

direito social: aspectos históricos e constitucionais. Revista Teoria e Prática da Educação,

[S. l.], v. 15, n. 2, p. 51-57, mai./ago. 2012.

SCHMIDT, Denise Pasqual. Violência como Expressão da Questão Social suas

Manifestações e Enfrentamento no Espaço Escolar. Disponivel em:

<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/248_288.pdf> Acesso em: 08 de

Abril de 2017.

SOUSA, Junior Justino. MARX, e a crítica da educação: da expansão liberal democrática

à crise regressivo destrutiva do capital. Aparecida: Editora Ideias e Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Brum, L. S., Oliveira, S. B. de, Coffi, M. F. A., & Streck, L. M. (2024). CIRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ: : ENFRENTAMENTO ÀS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(3). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/354

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.