FAMA TURISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PLANEJAMENTO DA EMPRESA

Visualizações: 24

Autores

  • Aline Cristina Corrêa Universidade Dom Bosco
  • Ciro Francisco Burgos Fernandez Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Turismo; Planejamento Estratégico; Organização; Macroambiente; Microambiente.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo demonstrar ao leitor o projeto empresarial da Agência de viagens FAMA Turismo, através de estudos específicos que demonstram a viabilidade do negócio. Em primeiro plano foi efetuada a análise da estratégia da empresa. Nessa etapa os gestores realizaram a avaliação de todos os aspectos externos e internos (macroambiente e microambiente) que influenciaram na organização direta e indiretamente. Através destes aspectos foi avaliado o negócio e a estratégia para atingir o público alvo da empresa, além disso, foram analisadas as cinco forças de Porter e suas interferências na organização. Ainda em estratégia, foi estudada a missão, visão e valores, além dos propósitos que a mesma tem com seus clientes. Visto isto, foram abordados no projeto os indicadores que fizeram parte de toda a organização sendo que em cada setor, estratégia, marketing, produção, recursos humanos e financeiros, são inseridos esses indicadores que podem avaliar o andamento da empresa e tomar decisões que possam interferir no resultado. E, por fim, a estrutura organizacional e todos os cargos que a FAMA Turismo irá possuir em seus respectivos departamentos. Para tanto, utilizamos o método bibliográfico documento, com a metodologia qualitativa de caráter exploratório. Como resultados parciais é possível perceber que o planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das empresas, especialmente, as que atuam com maior intensidade nos períodos de alta temporada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Corrêa, Universidade Dom Bosco

Bacharela em Administração pela Universidade Dom Bosco. 

Ciro Francisco Burgos Fernandez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Centro Universitário
UniDomBosco e do Centro Universitário Curitiba. 

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Corrêa, A. C., & Fernandez, C. F. B. (2024). FAMA TURISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PLANEJAMENTO DA EMPRESA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 263–283. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/233

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.