AS TRANSFORMAÇÕES NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO
Visualizações: 133DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.262Palavras-chave:
Sociologia, Reforma do Ensino Médio, Currículo do Estado do MaranhãoResumo
Com a implementação da Medida Provisória 746 (MP 746/20162), que, posteriormente, tornou-se a Lei 13.145/20173, mediante sua aprovação no Congresso Nacional vigorou no Brasil uma política de enfraquecimento entorno das políticas públicas educacionais e da produção da Ciência, em contrapartida ao alinhamento e fortalecimento de tendências neoliberais. Com o novo formato, a disciplina de Sociologia sofreu com a redução de sua carga horária, tendo em vista que, com a nova configuração, o currículo se encontra organizado em Itinerários Formativos, a quais estão distribuídos em três componentes, sendo, eles Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida para com os quais estes componentes devem conversar com os quatro eixos estruturantes (Investigação Cientifica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo), voltando-se, portanto, para uma formação técnica e profissional. Ao privilegiar uma educação utilitária e mercadológica, a reforma passa a corroborar com os interesses predominantes de grandes corporações particulares do setor educacional, bem como a preparação de mão de obra para fomentar a economia capitalista, contribuindo desta maneira com a precarização da educação pública brasileira. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre as transformações e impactos em torno da disciplina de Sociologia com a reforma do ensino médio, na rede estadual do município de São Bernardo, estado do Maranhão. Metodologicamente, optou-se, pela pesquisa de cunho qualitativa empregando métodos da Antropologia como a escrita do diário de campo. A escrita deu-se também mediante o arcabouço teórico disponível e os dados adquiridos com a entrada dos pesquisadores em campo. Participou da pesquisa um professor da disciplina de Sociologia da respectiva rede de ensino. Como conclusão, apontamos alguns dos problemas atualmente vivenciados por professores da rede de ensino do estado do Maranhão que já vinham antes mesmo da aprovação da reforma, como a falta de infraestrutura adequada das escolas para a real oferta e garantia dos itinerários formativos.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu 5 (2009): 7-41.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
______Base Nacional Comum Curricular. Versão preliminar. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/37551. Acesso em: 30 jul. 2022.
FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo, Dominus/Edusp, 1966.
FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no Ensino Médio: pensando a Sociologia para uma formação democrática. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wanderson Luan dos Santos (Org.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. pp. 85-112.
__________. Quando o parlamento jovem torna-se parte da aula de Sociologia do Ensino Médio que visa a Educação Política. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). O ensino de Sociologia e de Filosofia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 43-80.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradição. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
IANNI, Octávio. Teorias da globalização. 4ª edição, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira 1997. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1997.75904
MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Documento curricular do território maranhense: ensino médio / Maranhão, Secretaria de Estado da Educação. — São Luís, 2022.
MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. In: Educar em Revista, Curitiba, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602014000100004
MORAES, Amaury Cesar. O ensino de sociologia: mediação entre o que se aprende na universidade e o que se ensina na escola. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 12 n. 1 jan. a junho. 2017. DOI: https://doi.org/10.34019/2318-101X.2017.v12.12306
VARGAS, Francisco E. Beckenkamp. O ensino da sociologia: dilemas de uma disciplina em busca de reconhecimento. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2011/10/ARTIGO-O-Ensino-da-Sociologia.pdf. Acessado em: 20/11/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.