REFLEXÃO E APONTAMENTOS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Visualizações: 114DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.306Palavras-chave:
Ensino, EJA, Avaliação, Práticas, Política de AvaliaçãoResumo
Este trabalho apresenta pesquisas sobre práticas avaliativas na educação de adolescentes e adultos (EJA). O principal objetivo é analisar e refletir sobre estratégias para uma avaliação mais eficaz e colaborativa neste contexto. Consiste em uma revisão de literatura em que foram revisados artigos e livros. Baseado em diretrizes e estratégias para promoção de avaliação significativa na EJA. Para que seja eficaz é necessário respeitar procedimentos, promover a participação, o compromisso e o envolvimento dos intervenientes na escola, descentralizar os poderes de decisão, dividir responsabilidades e atingir um objetivo específico: a promoção de uma educação de qualidade.
Downloads
Referências
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: Rumo à Sociedade Aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
DOURADO, Luiz Fernando. Avaliação educacional: dilemas e desafios. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2020.
GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos: desafios do ensino em tempos de globalização. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação da aprendizagem escolar. Porto Alegre: Mediação, 2018.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2001.
IBGE. Educação de jovens e adultos no Brasil: uma análise da PNAD 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2018.
PAIM, Jussara Fagundes. Avaliação formativa na EJA: perspectivas e desafios. Revista Nova Escola, v. 35, n. 1, p. 74-79, jan./fev. 2021.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.