EDUCAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA GESTÃO DE ACERVOS DO LEPAARQ

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Autores

  • Luciana da Silva Peixoto Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.412

Palavras-chave:

Arqueologia, Gestão de Acervos, Patrimônio Arqueológico, Educação

Resumo

Este texto é resultado de uma palestra que ministrei online na Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja, como parte do projeto de ensino “Grupo de Estudo: a História e nós”, organizado pelos Cursos de Ciências Humanas e Licenciatura em História - EaD/UAB, sob a coordenação da Profª Drª Milena Ogawa, em 24 de junho de 2024. A palestra, assim como este texto, foi concebida com o objetivo de introduzir a gestão de acervos como uma ferramenta crucial para a preservação do patrimônio arqueológico, destacando as ricas experiências do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas – LEPAARQ/UFPel, e enfatizando o papel central que as ações educativas desempenham nesse processo, atuando como um elo entre a preservação do patrimônio e o engajamento da sociedade.

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Biografia do Autor

Luciana da Silva Peixoto, Universidade Federal de Pelotas

Técnica do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas / Brasil LEPAARQ/ICH/UFPEL. Arqueóloga, Doutoranda em Antropologia Social com Linha  de Concentração em Arqueologia, Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural e Licenciada em História pela UFPel.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Peixoto, L. da S. (2024). EDUCAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA GESTÃO DE ACERVOS DO LEPAARQ. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.412

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

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